Wilson Dias, Presidente interino da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e vice-presidente administrativo da entidade, conta sobre o posicionamento da AMB em relação à decisão do Superior Tribunal Federal (STF) ao declarar o fim de financiamentos de empresas para campanhas eleitorais.
Para ele, o interesse das empresas nas doações não era algo filantrópico, e sim a oportunidade de participar e influenciar o sistema político e econômico brasileiro, seja de forma negativa ou positiva.
Ele comenta que a AMB tem esperança de que essa decisão “diminua os custos operacionais de uma campanha política. Isso possibilitará que mais pessoas possam participar desse processo democrático, de submeter seu nome à manifestação popular, para que possam, inclusive, representar esta comunidade no Congresso Nacional”.
Acrescenta que a televisão tem um importante papel na evolução da democracia, pois divulga casos de extorsão, corrupção e práticas criminosas no meio político. Porém, é durante as campanhas eleitorais que a TV é a forma de encaminhamento de propostas e até mesmo mentiras de candidatos à população.
Wilson Dias ainda diz que também é necessário introduzir um mecanismo legislativo para limitar a arrecadação de pessoas físicas para campanhas eleitorais.
Assista também ao episódio: Financiamento de Campanhas Eleitorais
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