Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zilda Iokoi: imagens podem transmitir a verdade sobre a realidade dos refugiados

A professora Zilda Iokoi, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, fala da força que o uso de imagens em coberturas jornalísticas  tem na formação do imaginário das pessoas.

Ioki explica que ao usar imagens para retratar a recente onda de refugiados que buscam abrigo na Europa, os jornalistas conseguiram passar para o público a importância de refletir mais sobre o tema. 

Para ela, a imigração mundial hoje revela que vivemos num mundo que não respeita o ser humano porque as fronteiras nacionais continuam fechando as suas portas para aqueles que pedem socorro.

“As imagens tanto podem alimentar o ódio como elas podem alimentar a solidariedade. O mundo das imagens precisa começar a demonstrar as diferenças culturais dos povos para que se possa ver que tanto que todos somos iguais  e que tenho que me condoer com ele”, diz.

A professora acredita, porém, que alguns jornalistas tem trabalhado muito neste sentido. Segundo ela, a televisão tem feito trabalhos interessantes porque, na área jornalística, se está recebendo as informações da violência imensa que envolve este deslocamento populacional no mundo contemporâneo.

Assista também ao episódio: A cobertura jornalísitca dos refugiados na Europa

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/09/2015 - 11:33 e atualizado em 29/09/2015 - 16:29

Últimas

O que vem por aí