Sobre

O programa

O "Visual" (que estreou com o nome "Jornal Visual" em 1988) é o primeiro programa jornalístico diário criado para levar informação à comunidade de Surdos, estimada em nove milhões de brasileiros.

Reportagens sobre acessibilidade, notícias do Brasil e do Mundo traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais. O programa apresenta formato de uma revista eletrônica e realiza semanalmente entrevistas com pessoas com deficiência e profissionais da área. O objetivo é ampliar o acesso desses cidadãos aos meios de comunicação e mostrar o espaço que esse público ocupa na sociedade.   

Assim, além de cumprir o papel de informar, o programa é hoje uma referência para a comunidade de Surdos.

 

Apresentação de Claudia Jacob

Uma batalha diária. Esta é a vida de Claudia Jacob, que começou a trabalhar com 16 anos e, até se dedicar totalmente aos surdos, trabalhou em três bancos. Hoje, o dia da paulista que mora em Niterói é totalmente voltado às pessoas com surdez. 

A Jornalista e Psicopedaga sempre teve uma paixão pelas crianças, mas a vontade de ser professora deu lugar ao destino que a levou a fazer o curso de língua de sinais para dar aulas em sua igreja evangélica e traduzir os cultos.

A partir de então a vida de Claudia se fundiu com a dos surdos. Ela foi casada com um surdo, com quem teve um filho e que fala com o pai através da língua de sinais.

Claudia trabalhou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com pesquisa na área de educação bilingüe, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com crianças surdas de dois a sete anos.

Claudia entrou para a TV Brasil em 1993 por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), lugar em que ela coordenava o setor de intérprete. Foi um novo aprendizado. A rapidez da televisão lhe fez estudar ainda mais a língua de sinais. Outra grande paixão de Claudia é o teatro. Ela adora os dramas e escreveu sua primeira peça com 15 anos. Desde então ela já redigiu, dirigiu e atuou. Esse também é outro afazer do dia-a-dia da jornalista, que também viaja o país traduzindo e ministrando palestras para surdos.

 

Apresentação de Jhonatas Narciso

Tradutor e Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) desde os 18 anos, Jhonatas Narciso viu, aos poucos, uma curiosidade em aprender uma língua diferente, que ainda era pouco conhecida por pessoas Não Surdas na época, se tornar sua profissão e motivo de realização.

Tecnólogo em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, trabalhou em instituições como o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) onde pôde participar do cotidiano do processo de Acessibilidade Comunicacional para pessoas Surdas, tanto em ambiente educacional quanto no mercado de trabalho.

Jhonatas é pós-graduando em Ensino, Tradução e Interpretação da LIBRAS, da Faculdade de Letras da UFRJ. Desenvolve trabalhos de acessibilidade cultural em espetáculos teatrais e shows, além de também já ter  feito tradução Português/LIBRAS em vídeo/TV  em programas como o "Assim Vivemos", que inclusive fez parte da programação da TV Brasil em 2009. Jhonatas entrou efetivamente para a emissora no final deste ano, passando então a integrar a equipe do "Jornal Visual".

 

 

Apresentadores: CLAUDIA JACOB e JHONATAS NARCISO. 

Editora: CLAUDIA JACOB

Produção: JHONATAS NARCISO, LUCAS CRUZ e RAFAEL MESQUITA

Gerente de Jornalismo/RJ: NOEMI VIEIRA

Diretor de Jornalismo: LOURIVAL MACEDO 

 

facebook: facebook.com/visualtvbrasil

twitter: @visualtvbrasil

e-mail: visual@ebc.com.br

whatsapp: 021 974 522 300