Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Yamandu Costa é o entrevistado do Impressões

Violonista gaúcho destaca importância da música em sua vida

Na volta das edições inéditas, o programa Impressões apresenta uma entrevista com o músico gaúcho Yamandu Costa conduzida por Katiuscia Neri nesta segunda (3), às 21h, na TV Brasil. A produção jornalística celebra os 40 anos do artista que está morando em Portugal.

Com uma agenda cheia de shows no Brasil, o violonista e compositor é um dos maiores fenômenos da música nacional quando se trata de explorar as diversas possibilidades de um violão de sete cordas.

Durante o papo com a jornalista da TV Brasil, Yamandu Costa fala sobre a recente mudança para Europa. "Tenho trabalhado cada vez mais por lá. E estou sentido que está no momento de ter essa experiência fora do meu país. Eu tive oportunidades de morar fora algumas vezes e nunca quis e agora me deu essa sensação de que vai ser um momento muito legal".

Filho de um casal de artistas, pai multi-instrumentista e mãe cantora, o menino Yamandu começou a tocar violão aos sete anos de idade. Ele conta que fez do gosto musical a sua forma de ver o mundo.

"Música para mim é remédio, é forma de vida. As pessoas ainda entendem de uma maneira bastante superficial essa linguagem. Acho que se a música fizesse parte do dia-a-dia das pessoas, sem dúvida os dias teriam mais sentido, mais profundidade", reflete o convidado.

Para ele, é preciso ter uma mudança de percepção das pessoas. "Acho que é um entendimento. Primeiro é um entendimento e o respeito. Isso se trata basicamente de educação, uma coisa que faz bastante falta no nosso país. Então, quando se tem um pouco mais da compreensão disso, acho que a gente vai melhorar muito como ser humano".

Completamente conectado ao mundo digital, com canal no Youtube, perfil no instagram e site na internet, o músico gaúcho não para. Criou até um aplicativo com partituras para os amantes do violão. "A gente vai tentando se aproximar das pessoas", revela.

Yamandu Costa analisa com entusiasmo as perspectivas tecnológicas. "O lado bom que a internet nos promove é grande demais, uma quantidade de informação. A geração nova já vem de um outro patamar, né? Na minha época a gente aprendia música com fita cassete, ouvindo, tirando de ouvido... Hoje em dia está tudo aí", pontua.

Por meio do canal "Histórias do violão", série que ele criou no YouTube para mostrar a sua rotina em lugares e países diversos onde se apresenta, Yamandu aposta na revolução digital para garantir ao público um aprendizado que vai além da música.

Argentina, Brasil, Colômbia, Tóquio, Rússia são apenas alguns desses lugares retratados em seu canal. Para ele é importante "ter um material que aproxime as pessoas da sua vida, não da sua parte artística. Poder levar as pessoas nas viagens".

De acordo com Yamandu, um dos maiores prazeres é conhecer o mundo levando a sua música. "O que acontece de forma natural e espontânea é muito legal. As pessoas te recebem sempre com a comida local, com a música local, com aquele carinho, com a coisa da cultura e porque não poder mostrar isso para as pessoas, né?".

Sobre a atração jornalística

Programa de entrevista em que o convidado manifesta seu ponto de vista sobre temas variados e sobre a própria vida, o Impressões traz uma conversa franca e com linguagem informal apresentada pela jornalista Katiuscia Neri, âncora do telejornal Repórter Brasil.

A produção abre espaço para personalidades e autoridades de diversas áreas que têm o que acrescentar ao cotidiano brasileiro. No ar às segundas, às 21h, o Impressões tem horário alternativo na programação da TV Brasil aos domingos, às 23h30.

O conteúdo das entrevistas do programa jornalístico pode ser acompanhado na página da atração em http://tvbrasil.ebc.com.br/impressoes. As edições também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Impressões – segunda-feira, dia 3/2, às 21h, na TV Brasil
Impressões – domingo, dia 9/2, às 23h30, na TV Brasil
Impressões – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/02/2020 - 16:15 e atualizado em 01/02/2020 - 16:15

Últimas

O que vem por aí