Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Solistas brasileiros são destaque em A Grande Música

Programa apresenta alguns dos solistas brasileiros mais significativos

A Grande Música

No AR em 21/07/2013 - 07:30

agrandemusica

A Grande Música desta semana traz alguns dos solistas brasileiros mais significativos em seus instrumentos, como o violoncelista Antonio Meneses e a pianista Cristina Ortiz, consagrados internacionalmente. O programa teve o privilégio de gravar o encontro dos dois interpretando Villa-Lobos. Da Bachiana Brasileira Nº 2, O Trenzinho do Caipira.

A cravista Rosana Lanzelotte tem se destacado tanto como intérprete quanto como desbravadora de novos repertórios. Ela tem pesquisado compositores que são referência para a identidade cultural do país por sua presença, influência, ou por representarem vertentes formadoras de nossas raízes. Para esta edição foi escolhido Pedro António Avondano, em gravação feita no Palácio de São Clemente, residência do Consul de Portugal. De Avondano, a Sonata em Ré Maior - Moderato.

Robert Schumann traz estilos diferentes em sua produção, que caracterizam seus caminhos pessoais e a busca de refletir a diversidade na música. Sua obra para piano é monumental e constitui um dos repertórios mais consistentes para o instrumento. A pianista Maria Clodes Jaguaribe, coordenadora de uma das classes de piano no Festival de Tanglewood, realizou o desafio de gravar nos Estados Unidos a obra integral de Schumann para piano. No programa, a Arabesque.

Outro destaque é o duo formado pela organista inglesa Bridget de Moura Castro e pela flautista Beatriz de Magalhães Castro. Duas professoras de seus instrumentos que oferecem um repertório expressivo para esta combinação de órgão e flauta. Como não poderia faltar, Johan Sebastian Bach, com Polonaise e Badinerie.

O pianista Nelson Freire completa o programa. Em suas passagens pelo Brasil, ele tem renovado uma de suas parcerias históricas: a que mantém com o maestro Isaac Karabtchevsky. Dos concertos gravados, foi escolhido Chopin, talvez o compositor mais profundamente identificado com o piano e com a formação dos pianistas brasileiros. De Chopin, Concerto para piano nº 2, em fá menor, op.21.

 

Direção-geral, apresentação e roteiro: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy




 

 

Criado em 14/07/2011 - 17:15 e atualizado em 12/07/2013 - 17:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí