Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agro Nacional mostra pesquisa e projetos na produção frutífera

Agro Nacional

No AR em 29/12/2019 - 06:00

O Agro Nacional continua com a temporada de reapresentação das principais reportagens do ano. E nesta edição a gente fala sobre frutas, produção em que o Brasil desponta como o terceiro maior do mundo. 

O programa apresenta uma pesquisa que tenta diversificar a produção frutífera no país adaptando o cultivo do mirtilo ao clima brasileiro. Também mostra o projeto Fruta Imperfeita que combate o desperdício de alimentos em São Paulo. A equipe do Agro Nacional conversou com o pesquisador da Embrapa sobre iniciativa que leva à sua mesa um tomate livre de agrotóxicos. E ainda tem receita. O programa ensina como fazer um bolo nutritivo de cambuci com limão.

O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta ainda pouco consumida no Brasil. Mas ela tem ganhado cada vez mais espaço por ser rica em nutrientes e antioxidantes. Na Universidade de Brasília, pesquisadores estudam formas de adaptar o cultivo dessa fruta ao clima quente nacional. O objetivo é ampliar a participação do Brasil no mercado internacional. 

Pesquisa sobre adaptação do cultivo de mirtilo ao clima brasileiro
Pesquisa sobre adaptação do cultivo de mirtilo ao clima brasileiro - Divulgação/TV Brasil

O Agro Nacional também foi conhecer um projeto que, além de combater o desperdício de alimentos, quer transformar os padrões de beleza e consumo. O Fruta Imperfeita conecta produtores e consumidores conscientes em São Paulo.
A equipe do Agro Nacional conversou com o pesquisador da Embrapa Solos sobre iniciativa que leva à sua mesa um tomate livre de agrotóxicos a partir de técnicas sustentáveis. 

 Agro Nacional visita o projeto Fruta Imperfeita em São Paulo
Agro Nacional visita o projeto Fruta Imperfeita em São Paulo - Divulgação/TV Brasil

Nesta edição, também tem receita do bolo de cambuci e limão. O cambuci é um fruto nativo da Mata Atlântica e muito rico em nutrientes. Tem vitamina A, complexo B, ferro, proteínas e ácido ascórbico. 

Aprenda a receita do bolo de  cambuci e limão no Agro Nacional
Aprenda a receita do bolo de cambuci e limão no Agro Nacional, por Divulgação/TV Brasil

O Agro Nacional apresenta, todas as semanas, reportagens sobre tecnologias para a produção, culinária, atrações turísticas do interior do país e a cobertura de feiras agrícolas. O programa vai ao ar aos domingos, às 6h, com reprises segunda-feira, às 4h, e sábado, às 7h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/12/2019 - 15:50

Últimas

O que vem por aí