Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazônia Legal apresenta a arte do Capim Dourado

Amazônia Legal

No AR em 12/09/2019 - 00:00

No limite da Amazônia Legal, no Tocantins, na comunidade quilombola do Mumbuca, Ramom Morato acompanha a coleta de uma matéria-prima peculiar. Das veredas do Jalapão para as mãos de artesãos e artesãs, o capim dourado, que na verdade não é capim e sim uma planta da família das sempre-vivas, tem um grande valor ambiental, social e cultural para o Tocantins.

Nas mãos quilombolas o capim dourado e a seda do buriti se transformam em artesanatos que encantam os turistas brasileiros e estrangeiros. No Jalapão, a economia criativa é fomentada pelo turismo. Com o turismo, também vieram as associações de lojistas que garantem a compra de boa parte do artesanato produzido. O recurso finito está cada vez mais escasso.

A equipe do Amazônia legal acompanha a coleta de Capim Dourado
A equipe do Amazônia legal acompanha a coleta de Capim Dourado - Divulgação/TV Brasil

Com o apoio de pesquisadores e organizações não governamentais, os comunitários apostam no manejo e no uso racional da matéria-prima. A dúvida é: Estas comunidades tradicionais podem contribuir para a conservação dos recursos naturais na medida em que se utilizam deles para melhorar as suas condições de vida?

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/09/2019 - 14:30

Últimas

O que vem por aí