Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Antônio Lopes participa da série "Os Setentões"

Treinador conta histórias sobre sua passagem vitoriosa pelo Vasco

O ex-treinador de futebol Antônio Lopes é o entrevistado do jornalista Sergio du Bocage na série especial "Os Setentões" do programa No Mundo da Bola, que a TV Brasil leva ao ar no domingo (12), às 21h. De volta ao Vasco da Gama como novo coordenador-técnico, o convidado destaca sua passagem vitoriosa pelo clube cruz-maltino.

Com 17 títulos conquistados em sua carreira, Antônio Lopes recorda o começo no esporte e conta curiosidades de seu trabalho como técnico. Durante a juventude, Lopes chegou a ser jogador, mas teve a carreira interrompida pelos estudos. Fora dos gramados, foi preparador físico e conquistou prestígio como treinador e gerente de futebol.

Como jogador, Lopes defendeu Olaria e Bonsucesso no final dos anos 1950 e início da década de 1960 antes de cursar Educação Física e Direito. No mundo da lei, ocupou cargos como detetive, inspetor e comissário. O apelido de "Delegado" que recebeu no esporte vem desde essa época.

Durante o bate-papo, o entrevistado lembra dos diversos títulos como treinador no Vasco da Gama, da relação amistosa com craques como Romário e Edmundo, e da conquista do pentacampeonato pela seleção brasileira como auxiliar-técnico na Copa do Mundo, em 2002.  

O veterano revela histórias curiosas dos bastidores daquela época. Entre outras situações, ele conta para o jornalista da emissora pública que gostaria de ter levado Romário para aquele mundial mesmo contra a vontade do técnico Felipão.

À vontade durante a conversa com Sergio du Bocage na TV Brasil, Lopes revela que se inspirou em Zagallo e Claudio Coutinho para estabelecer seu modo de treinar uma equipe e comenta o rendimento de técnicos que admira como Guardiola. O convidado ainda fala sobre fé, sobre D. Elza, sua companheira de toda vida, e da famosa camisa verde, que o acompanhou por muitos jogos e conquistas do Vasco. 

Trajetória bem-sucedida no Gigante da Colina

Depois de interromper sua carreira como jogador para estudar, a volta ao futebol teve início em 1979 como preparador físico no Vasco da Gama, clube que assumiu como treinador em 1981, após experiência como técnico em equipes menores. Com o cruz-maltino, Lopes construiu grande identificação e conquistou os mais importantes títulos da carreira.

A história de Antônio Lopes na Colina é vitoriosa. Em seis passagens por São Januário, o técnico obteve destaque em diversos momentos com títulos que marcaram época. Ele comandou o Vasco em 600 jogos com mais de 300 vitórias.

A principal fase foi ao liderar o time que no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000 venceu o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999 e o Campeonato Carioca de 1998.

Sobre a série 

A série especial "Os Setentões" já recebeu personalidades do futebol como Carlos Alberto Parreira, Evaristo de Macedo, Joel Santana, Gérson, Washington Rodrigues. Zé Mário, Antônio Mello e Edu Coimbra, irmão mais velho do craque Zico.

As entrevistas exclusivas para a TV Brasil ficam disponíveis no site do No Mundo da Bola na página da emissora pública (http://tvbrasil.ebc.com.br/nomundodabola). Trechos também foram veiculados no programa Stadium, da própria TV Brasil, e durante a programação da Rádio Nacional.

Serviço
No Mundo da Bola - domingo, 12/04, às 21h, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 09/04/2020 - 16:30 e atualizado em 09/04/2020 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí