Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem aos afrodescendentes

Arte com Sérgio Britto

No AR em 29/05/2012 - 03:00

No programa desta semana, uma reprise de um ensaio que Sérgio Britto fez sobre a imensa influência africana na cultura nacional. Entremeado por reportagens especiais, o programa traz entrevistas com antropólogos, entre eles o também fotógrafo Milton Guran, que mostra uma perspectiva mais contemporânea, celebrando a presença crescente de artistas negros no teatro, cinema, televisão e música.

O reconhecido trabalho do grupo Nós do Cinema, cujos atores brilharam no filme Cidade de Deus, também é apresentado. Os talentosos jovens atores do grupo, oriundos de comunidades cariocas, concedem uma ótima entrevista a Sérgio Britto.

Outro destaque é o premiado filme A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo. O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que durante muito tempo representaram personagens mais estereotipadas e negativas. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Britto ainda comenta outros pontos de sucesso e a abertura maior para os artistas negros atualmente no Brasil, debatendo a aura de celebridade alcançada pelo reconhecido ator baiano Lázaro Ramos.


 


 





Criado em 22/05/2012 - 12:46 e atualizado em 23/05/2012 - 11:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí