Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

João Ubaldo Ribeiro

A vida e a obra do autor de Sargento Getúlio

Autor por Autor

No AR em 30/04/2011 - 01:00

Othon Bastos, Milhem Cortaz e Clarissa Kiste. Foto: Jair Bertolucci/Divulgação

Por meio de cacos da memória do escritor João Ubaldo Ribeiro, Autor por Autor constrói um painel de sua vida e obra. Durante o programa, que vai ao ar nesta sexta (29), às 22h, percebe-se a importância do pai e da família em sua formação literária, a amizade com o cineasta Glauber Rocha e escritor Jorge Amado, as viagens ao exterior, a ilha de Itaparica (BA), onde nasceu, e o humor do povo baiano. Além, claro, da identidade do brasileiro. Estes são alguns dos temas que retratam o autor de Sargento Getúlio, Viva o Povo Brasileiro, O Sorriso do Lagarto e outras obras.

A série conta com a participação dos atores Othon Bastos, Milhem Cortaz e atriz Clarissa Kiste. Othon entra em ação representando João Ubaldo Ribeiro, enquanto Milhem Cortaz interpreta o pai do escritor, Sargento Getúlio (personagem do livro Sargento Getúlio), e ainda Nego Leléu (personagem da obra Viva o Povo Brasileiro), Zé da Honorina (amigo de Itaparica), o cineasta Glauber Rocha e o escritor Jorge Amado. Já Clarissa Kiste narra a história, interpreta D. Amália (avó de João Ubaldo), Dona Gilete (a professora) e também uma leitora dos livros do escritor.

O cenário totalmente virtual, produzido em HD (alta definição), ilustra locais e cidades que fizeram parte da vida do escritor. O Rio de Janeiro também é retratado na série, assim como a ilha de Itaparica.

O escritor

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941. Membro da Academia Brasileira de Letras, é escritor, jornalista, roteirista e professor. Ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa, João Ubaldo teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema. Detentor da cátedra de Poetik Dozentur (docente em poesia) na Universidade de Tübigen, Alemanha, é autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica, e o premiado Viva o Povo Brasileiro.

Direção Geral Ricardo Elias

Roteiro Enéas Carlos Pereira

Horário: 22h




Criado em 29/04/2011 - 13:14 e atualizado em 29/04/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí