Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros redescobrem Itália e Suíça no Brasil

Stefano, de família italiana, e Juliana, de ascendência suíça,

BR14 A Rota dos Imigrantes

No AR em 01/07/2014 - 22:30

Stefano exibe, com orgulho, a camisa e a tatuagem com o escudo do Milan: "a prova do meu amor pela Itália."Itália

Stefano tem 34 anos, nasceu em Milão, na Itália, mas sempre morou em João Pessoa, na Paraíba. Foi criado numa casa cheia de referencias italianas. Sentar em volta de uma mesa por horas faz parte da rotina da família de Stefano, que agora vai crescer, com seu filho que nasce em breve.
Apaixonado por futebol, é torcedor ferrenho do Milan e culturalmente se acha mais italiano do que brasileiro. “Eu fiz uma tatuagem do Milan, a prova do meu amor pela Itália”. Adora morar perto da praia, mas fará uma viagem ao coração financeiro do Brasil, São Paulo, para conhecer pessoas que saíram da Itália para construir uma vida diferente no Brasil, e acabaram ajudando a formar esta cidade gigantesca e cheia de contrastes.

Fazendo um percurso por três bairros que são o coração da imigração italiana em São Paulo, Stefano conseguirá entender um pouco mais sobre como se deu a formação de cada lugar e seus legados.

JulianaSuíça

Juliana tem 38 anos, mora em Joinville, Santa Catarina, é ruiva de olhos azuis. Os pais do seu avô, Harro Stamm, vieram do cantão de Schaffhausen, Suíça. No entanto, como Joinville foi dominada pela cultura alemã ao longo da sua história, ela e sua família sempre acreditaram que eram de origem alemã. Seu avô, antes de morrer, descobriu que, afinal, a família é mesmo suíça e isso impactou bastante Juliana e seus familiares. “Isso explica nossa paixão pelo chocolate, pelo queijo”, diz sua tia. Em busca de descobrir mais sobre estas raízes que por muito tempo ficaram perdidas no tempo, Juliana parte para o cerrado brasileiro em busca de suíços que fincaram raízes aqui mas que ainda mantém laços com o seu país natal.

 




Direção: Miguel Varca e Rafael Calil
Produção: Miguel Varca e Duo2 Multimídia

 

 

Criado em 09/06/2014 - 18:23 e atualizado em 09/06/2014 - 18:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí