Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Presença de Equador e Rússia no Brasil

BR14 acompanha as jornadas do equatoriano Joanathan e da russa Sasha,

BR14 A Rota dos Imigrantes

No AR em 03/07/2014 - 22:30

Sasha experimenta uma fruta típica do Brasil em uma comunidade russa de Mato GrossoEquador
O equatoriano Jonathan, de 22 anos, fotógrafo, adora morar em Foz do Iguaçu.

Estudante de música na Universidade da Integração Latino-Americana há dois anos, trocou sua cidade natal, Quito, para morar à beira das Cataratas do Iguaçu, um dos cartões postais mais famosos do Brasil. “Para quem está acostumado com cidade grande, morar aqui é bem calmo”. Sente falta de casa, mas não pensa em voltar para o Equador, pois pretende se casar com sua noiva, brasileira.

Apesar de seu país ser pequeno, Jonathan conta que existem “vários equadores” lá dentro. Para ele, seria maravilhoso conhecer alguns  compatriotas que escolheram morar no Brasil por motivos diversos. Sua  jornada começa na fronteira entre Brasil e Argentina e parte para São Paulo, que atrai a maior parte dos imigrantes equatorianos.


Russia
Sasha Yakovleva nasceu em Moscou, quando a antiga União Soviética estava chegando ao fim. Morou na capital até os 8 anos e se mudou com a família para Odessa, na Ucrânia, que já pertenceu à Rússia. É jornalista e blogueira, tem 25 anos e há cinco mora em São Paulo. Emigrou por causa do namorado brasileiro, que conheceu em Londres. É autora do blog Feijoada Tchaikovsky. “Comecei pensando só no meu país e aos poucos fui divagando sobre semelhanças, diferenças e curiosidades entre Brasil e Rússia”.

Desde que chegou ao Brasil, começou a sentir necessidade de se aproximar das suas raízes de alguma forma. Assim, sua jornada se dá no Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste, onde uma comunidade russa ortodoxa vive desde a década de 50, preservando costumes e tradições de uma Rússia daquele tempo.

 




Direção: Miguel Varca e Rafael Calil
Produção: Miguel Varca e Duo2 Multimídia

 

Criado em 11/06/2014 - 20:36 e atualizado em 11/06/2014 - 20:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí