O Brasil Caipira chega à sua casa esta semana com causos e muita cantoria de violeiros que já têm muito chão de trajetória. Luiz Rocha recebe as duplas Garça Branca & Zé Cristal, Rubens & Rubião e Zalico & Zalinho.
Garça Branca & Zé Cristal se reuniram em 2007 para seguir a carreira musical. Fazem parte de uma família artística, que sempre foi ligada à música sertaneja de raiz: são primos da dupla Zé do Cetro & João do Pinhão, e fazem parte da família dos “Catireiros do Araguaia”. Em mais de 10 anos de carreira, gravaram dois CDs.
Dois senhores do interior de São Paulo decidiram levar uma vida pacata, apenas cantando e tocando, após a aposentadoria e assim nasceu a dupla Rubens & Rubião. Além de terem história antiga com a viola, cantam e compõem modas sertanejas de raiz. Com 15 anos de carreira, os artistas atualmente fazem apresentações em festas e festivais, além de participarem de programas de rádio e televisão.
Os irmãos mineiros Zalico e Zalinho, originalmente Geraldo e Joaquim, gostavam de cantar modas sertanejas ainda na infância e se inspiraram na dupla Zilo & Zalo para batizar o nome da dupla. Já têm quase 50 anos de carreira, com quatro discos e quatro CDs gravados.
O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, às 13h. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.
Músicas deste episódio:
• Garça Branca & Zé Cristal
Neto de carreiro (Geraldinho)
Resposta do Couro de Boi (Palmeira / Biá )
Comparação da natureza (João Gerolim)
Regresso do caboclo (Ruan Carlos)
• Rubens & Rubião
Oitenta Janeiros (Francisco Ramos/João Pedro )
Meu mundo (Jorge Sabino/ Rubião)
A Viola (José Alberto Silva/Vandual )
Adeus, minha mocidade (Zé Carreiro)
• Zalico & Zalinho
O maior castigo (Benedito Seviero/ Zilo)
Brincando com a viola (Zalico/Zalinho)
Capelinha branca (Frederico Rieira/José Fortuna)
Sertão de Minas (Zalico/ Zé de Matos/ Zalinho)