Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A viola mais afinada do país é no Brasil Caipira

Zé Geraldo & Tião Lucas, Matheus & Maciel e F. Paulo & Filipe Viola

Brasil Caipira

No AR em 09/05/2021 - 09:00

Domingo é aquele dia em que você e sua família tomam o café da manhã sintonizados na TV Brasil para conferir o melhor da música de raiz desse país no. Nos estúdios em Brasília, o apresentador Luiz Rocha comanda o Brasil Caipira e recebe as duplas Zé Geraldo & Tião Lucas, Matheus & Maciel e F. Paulo & Filipe Viola.

Zé Geraldo & Tião Lucas chamavam até fevereiro de 2019 “Zé Geraldo & Tiãozinho”. Mudaram o nome artístico, mas os componentes são os mesmos que, por duas vezes, se apresentaram no programa Brasil Caipira, com grande sucesso. José Geraldo de Andrade nasceu na cidade de Ibiá - MG. Criado na roça, onde vive e trabalha até hoje, sempre gostou de música sertaneja raiz. Sebastião Lucas, de Arapuá – MG, nasceu e sempre trabalhou na roça, até os dias de hoje. Carinhosamente chamado pelos familiares e amigos de “Tiãozinho”, é dois anos mais novo que o parceiro Zé Geraldo, com quem tem amizade por mais de 10 anos. Humildade é a marca registrada de “Zé Geraldo & Tião Lucas” que, após um ano e meio de parceria, conseguiram gravar uma música, de autoria do compositor paulista Homero Cruz.

Zé Geraldo e Tião Lucas
Zé Geraldo & Tião Lucas após um ano e meio de parceria, conseguiram gravar uma música, de autoria do compositor paulista Homero Cruz - Divulgação/TV Brasil

Matheus & Maciel, dupla formada por dois amigos, colegas de trabalho e amantes da música raiz. Maciel é natural de Olímpia, em São Paulo, onde trabalha como supervisor de transporte em uma usina de cana-de-açúcar. Já Matheus nasceu em Itapeva, sul de Minas Gerais, onde trabalha como engenheiro agrícola em uma usina parceira. Ambos se uniram pela paixão à música sertaneja de raiz.  

Matheus e Maciel
Matheus & Maciel, de estados diferentes, eles se uniram pela paixão à música sertaneja de raiz - Divulgação/TV Brasil

A dupla F. Paulo & Fillipe Viola é formada por pai e filho, ambos nascidos em Brasília. F. Paulo serviu durante 31 anos ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Quando foi para a reserva, decidiu se dedicar à realização de um antigo sonho, que era cantar. Fillipe sempre teve um enorme fascínio por violas e aos poucos foi criando sua identidade e aperfeiçoando seu dom. Tudo começou de brincadeira em casa, juntamente com a família. Passaram a ser chamados para tocar em festas de amigos, quando perceberam que se sentiam felizes em poder cantar e tocar juntos. A dupla vem conquistando o carinho e respeito por onde toca, levando seu som para muito além das porteiras do interior.

F. Paulo & Fillipe Viola
F. Paulo & Fillipe Viola, a dupla formada por pai e filho vem conquistando respeito por onde toca - Divulgação/TV Brasil

O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.

Músicas deste episódio

Zé Geraldo & Tião Lucas
Por ti padeço (Tião Carreiro /Carreirinho)
Pagode não tem dono (Victor Settanni / Dino Franco)
Canção da madrugada (Lourival dos Santos / Waldemar de Freitas)

Matheus & Maciel
Meu eterno beija-flor (Francisco Ramos / Carlos Lima / Thiago Viola)
Escola do mundo (Arlindo Rosa / Lourival dos Santos)
O jeito do meu bem (Gino)

F. Paulo & Fillipe Viola
Duas cartas (Carreirinho / Zé Carreiro)
Preto Velho (Jesus Belmiro / Lourival dos Santos / Tião Carreiro)
Sertanejo solitário (Carreirinho / Zé Carreiro)

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/05/2021 - 11:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí