Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasilianas.org debate direitos sociais previdenciários

Como equilibrar custos do Brasil com aposentadorias e pensões sociais?

Brasilianas.org

No AR em 09/03/2015 - 23:00

Luis Nassif comanda o BrasilianasEntrou em vigor, no início deste ano, a Medida Provisória 664/2014 que estabelece mudanças para corrigir as distorções na concessão de benefícios relacionados a aposentadoria e seguros sociais. O Ministério da Previdência Social alega que a lei permitirá ao governo economizar R$ 135 bilhões até 2025, reduzindo o déficit que, em janeiro, foi de R$ 5,6 bilhões, valor 23% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A MP, porém não agradou as centrais sindicais pois reduziu, em alguns casos, o valor de repasse para auxílio doença e de concessão de pensões por morte.  

Alguns dispositivos da MP já estão sendo questionados no Supremo Tribunal Federal pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP) e pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), por outro lado economistas apontam para a necessidade de uma reforma profunda na previdência, para se evitar um déficit cada vez pior ao longo dos próximos anos. Para discutir essa complexa questão Luis Nassif recebe no Brasilianas o professor da PUC especialista em Direito Processual Administrativo Previdenciário, Wagner Balera e o economista e consultor legislativo do Senado Federal, Pedro Nery Ferreira


 




 

Ficha técnica
Apresentação: Luís Nassif
Direção: Pola Galé
Produção: Lilian Milena e Aline Penna

Criado em 21/05/2015 - 16:22 e atualizado em 12/06/2015 - 19:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí