Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasilianas.org discute a crise do sistema político representativo

Edição desta semana debate declínio das relações de identificação

Brasilianas.org

No AR em 24/06/2013 - 23:00
 
Nas últimas eleições para prefeito, em 2012, São Paulo registrou a maior abstenção desde 1992. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 19,99% dos eleitores não compareceram às urnas. O desinteresse da população por políticos e partidos não é um fenômeno recente registrado só na principal cidade do país. Nas últimas eleições da Suíça, onde o voto não é obrigatório, menos de 47% da população participou da escolha dos candidatos à presidência; no Canadá 31,6% e no Japão e França, 30,7% e 32,7%, respectivamente.
 
 
Especialistas consideram que o chamado princípio da representação política e o voto universal, símbolos da democracia, perderam o sentido, como detectou a jornalista do periódico francês Le Monde, Anne-Cécile Robert, em 2002. A recente onda de protestos no Brasil, iniciada pelo aumento do valor das passag
ens de ônibus e metrô, em centenas de cidades no Brasil, foi acompanhada por atos de agressividade contra bandeiras de partidos políticos.
 
 
Nesta edição do programa Brasilianas.org convidamos os cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Carlos Alberto Furtado de Melo, também Professor adjunto do Insper (antigo Ibmec), e Thiago Aguiar, do Movimento Juntos, para discutirem o declínio das relações de identificação entre representantes e representados no cenário político.
 
Os sistemas partidários existentes estariam entrando na obsolescência por conta das novas tecnologias, principais responsáveis pela reorganização e fortalecimento de movimentos sociais?



 
Apresentação: Luís Nassif
 
Direção: Pola Galé
 
Produção: Lilian Milena, Aline Penna e João Paulo Caldeira
 
Pauta: Lilian Milena e João Paulo Caldeira
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/06/2013 - 21:19 e atualizado em 02/07/2013 - 11:55

Últimas

O que vem por aí