Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura alemã mundo afora: Oktoberfest é comemorada em diversos países

Camarote.21 apresenta também a origem da grande festa

Camarote 21

No AR em 07/10/2017 - 22:30

A primeira Oktoberfest da história foi digna de reis. Realizada em 1810, ela marcou o casamento do princípe Ludwig da Baviera com a princesa Teresa da Saxônia. A cerimônia organizada nos arredores de Munique teve até desfile e corrida de cavalos. A populacao gostou tanto da festa, que ela virou tradição e passou a ser comemorada todos os anos. Com o tempo ela foi se diversificando, até chegar às atuais tendas de chopp. Hoje ela é talvez o maior produto de exportação da Alemanha - celebrada mundo afora, inclusive no Brasil.

Cartaz da Oktoberfest de Cincinnati
Cartaz da Oktoberfest de Cincinnati - Reprodução/DW

A estimativa é de que existam quatro mil “Oktoberfeste” espalhadas pelo mundo. Alemães que foram morar em outros países - e queriam levar um pedaço da terra natal com eles - criaram versões pequenas da Oktoberfest.”  Como em Cincinnati, no estado americano de Ohio, onde boa parte da população tem raízes alemãs. A tradição também faz sucesso no Canadá, mais especificamente nas cidades Kitchener e Waterloo.

Na África, a Oktoberfest mais antiga é realizada em Windhoek, capital da Namíbia. A festa é tradição do país, que já foi uma colônia da Alemanha. Na China, a Oktoberfest de Quingdao reúne por ano cerca de quatro milhões de visitantes. É o segundo maior festival da cerveja do mundo, depois de Munique.

Enquanto isso, a menor Oktoberfest do mundo aconteceu alguns anos atrás no Pólo Sul, quando os organizadores do evento de Munique enviaram um barril de cerveja para uma estação de pesquisa.

E o Brasil não fica de fora. A Oktoberfest de Blumenau acontece desde 1984 e é considerada uma das maiores festas alemãs fora da Alemanha. No início dos anos noventa, a celebração chegou a atrair 1 milhão de pessoas. Durante 19 dias de festa, os blumenauenses apresentam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/10/2017 - 11:10

Últimas

O que vem por aí