Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem discute desmatamento na Amazônia

Equipe de reportagem registrou flagrante de estoque de madeira ilegal

O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar no domingo (5), às 20h, viaja até os três estados recordistas em desmatamento no Brasil - Pará, Mato Grosso e Rondônia - e acompanha as primeiras ações da Operação Verde Brasil. A força tarefa une as Forças Armadas, Polícia Federal, IBAMA, Força Nacional e secretarias estaduais de Meio Ambiente com o objetivo de desarticular quadrilhas de madeireiros e garimpeiros na área da Amazônia Legal. 

Desde o início da segunda edição da Operação Verde Brasil, em 11 de maio, 116 pessoas foram presas por crimes ambientais na Amazônia, mais de 175 milhões de reais em multas foram aplicados e quase 20 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos. Este ano a Operação Verde Brasil foi antecipada para coibir os principais crimes ambientais que ocorrem nesta época.

Em Nova Ubiratã, no Mato Grosso, a equipe de reportagem do programa registrou o flagrante de um estoque de madeira ilegal. Na região de Marabá, no Pará, os agentes da Operação Verde Brasil descobriram um garimpo ilegal responsável pela destruição da floresta numa terra que pertence à União.  

Em 2019, o desmatamento e as queimadas na floresta foram notícia em todo o mundo. Este ano, ao combater as ações ilegais no período chuvoso, a expectativa é que não haja madeiras cortadas para que os chamados “toreiros” realizem a queimada na época da seca. Um contragolpe para quem esperava aumentar a área de pastagem nos estados da região amazônica.

A meta da Operação Verde Brasil para 2020 é que o índice de queimadas nos cinco estados da Amazônia, alvo das ações conjuntas, fique abaixo da média histórica. Para isso, todo tipo de tecnologia está à disposição: imagens de satélites, sobrevoos de helicóptero e mapas de focos de calor.

O Caminhos da Reportagem deste domingo mostra também que existem alternativas sustentáveis para quem vive da floresta Amazônica. A equipe visitou uma fazenda em parte desmatada pela pecuária que adotou o sistema agroflorestal e vem tendo lucro com o cultivo de plantas nativas, como o açaí e o cupuaçu.

Sobre o programa
Atração jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe formada pelos profissionais da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar aos domingos, às 20h, o Caminhos da Reportagem pode ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem. As edições anteriores também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 05/07, às 20h, na TV Brasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 03/07/2020 - 17:45 e atualizado em 03/07/2020 - 17:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí