Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dez anos de transgênicos no Brasil

Uma década após o ingresso dos organismos transgênicos no Brasil,

Caminhos da Reportagem

No AR em 28/02/2014 - 01:00

No Brasil, a soja lidera o ranking das sementes transgênicas, seguida do milhoApesar das sementes geneticamente modificadas, Brasil ainda é o segundo no mundo em uso de agrotóxicosPoucos ainda sabem o que são os organismos geneticamente modificados. Hoje, são usados principalmente na agricultura brasileira. A área plantada com grãos no país é de 55 milhões de hectares. Desse total, 40 milhões receberam sementes transgênicas. A soja lidera com folga, ocupando 67,2% da área com culturas geneticamente modificadas. Depois vem o milho, com 31,2%.

Ainda há desconfiança entre os próprios especialistas e pairam perguntas: será que produtos feitos à base de plantas transgênicas podem trazer riscos à saúde? Quais os impactos dessas culturas no meio ambiente? Uma das promessas da manipulação genética – quando começou a ser empregada na agricultura – era a diminuição de defensivos químicos nas lavouras. Mas hoje, o Brasil é o primeiro do mundo em uso de agrotóxicos. Por que isso está acontecendo?

O programa mostra que, além do intenso uso na agricultura, já existem pesquisas envolvendo um mosquito da dengue geneticamente modificado, que deverá se reproduzir menos no meio ambiente.

 


Reportagem: Pedro Henrique de Souza Moreira
Edição de Texto: Conchita Rocha
Edição de Imagens e finalização: Márcio Stuckert
Produção: Débora Teles Brito
Apoio produção: Fernanda Balsalobre
Imagens: André Rodrigo Pacheco, Rafael Oliver Rosa, José Carlos da Mota, Milene Nunes
Auxiliar técnico: Edivan dos Santos Viana, Alexandre Santos Souza, Thiago Souza Pinto, Rodrigo Costa, Severino Alves da Hora

 




Criado em 17/02/2014 - 17:05 e atualizado em 28/02/2014 - 10:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí