Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cena Instrumental recebe Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz

Programa apresenta show icônico e bate-papo com o músico baiano

O espetáculo de Letieres Leite com a Orkestra Rumpilezz embala o programa Cena Instrumental desta sexta (11), às 23h30, na TV Brasil. Os convidados executam músicas dos seus dois primeiros discos e interpretam obras de personalidades como Dorival Caymmi, Moacir Santos e a banda Black Rio.

O renomado músico baiano também bate-papo sobre esse trabalho e a respeito de sua trajetória artística com a apresentadora Bia Aparecida. A performance gravada no histórico estúdio 3 da emissora pública e a entrevista exclusiva também podem ser vistos no aplicativo TV Brasil Play.

Para o repertório da apresentação, Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz escolheram artistas que são referência para o trabalho da potente big band única que já é um marco na história da música instrumental brasileira.

Criada em 2006 pelo maestro, arranjador e compositor Letieres Leite, a Rumpilezz é composta somente por sopros e percussões e carrega sua intenção estética no nome: a junção dos três atabaques do candomblé, rum, rumpi e lé com as duas últimas letras da palavra jazz.

"A idealização do projeto começou ainda na década de 1980, porque eu sempre tive essa vontade de unir essas duas paixões minhas: a percussão e a orquestra de sopro", conta Letieres Leite na conversa com Bia Aparecida.

De acordo com o experiente músico, a ideia é apresentar a percussão de matriz africana do universo musical baiano com as harmonias modernas do jazz contemporâneo. Ele explora essa perspectiva durante o papo.

"A Rumpilezz é o meu cartão de visita para provar que a música negra brasileira pode ser reconhecida como música estruturada e que tem seus rigores", avalia o experiente maestro, com mais de três décadas de carreira e 60 anos de idade.

O baiano explica a influência de sua terra natal em sua produção artística. "Na música instrumental, eu via pouca coisa do lugar em que nasci, perto do Centro Histórico de Salvador. Já recebia desde novo essas informações rítmicas que eu coloco na minha música hoje", comenta.

Sobre a produção
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público no programa Cena Instrumental, produção apresentada na TV Brasil pela jornalista e cantora Bia Aparecida que está no ar pela programação de verão da emissora pública.

Dirigido por Enio Puello, o Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.

Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.

No ar às sextas, às 23h30, o programa apresenta personalidades consagrados e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.

Os shows e papos ficam no site da produção TV Brasil em http://tvbrasil.ebc.com.br/cenainstrumental e no YouTube da emissora https://www.youtube.com/tvbrasil. As apresentações podem ser conferidas, ainda, no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Cena Instrumental – sexta-feira, dia 11/9, às 23h30, na TV Brasil
Cena Instrumental – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br
Cena Instrumental – site da TV Brasil, em http://tvbrasil.ebc.com.br/cenainstrumental
Cena Instrumental – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/09/2020 - 14:15 e atualizado em 09/09/2020 - 14:15

Últimas

O que vem por aí