Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência Alimentar mostra como fazer pães nesta terça (12/1)

Produção explica o modo de preparo de diversos quitutes de panificação

Pão de centeio, bagel, croissant, brusqueta, focaccia e sanduíches. A preparação desses produtos de panificação é uma ciência real que a TV Brasil revela nesta terça (12), às 20h30, no quinto programa inédito da série documental Ciência Alimentar.

Nessa semana, a produção ensina a preparar diversos tipos de pães. A ideia é mostrar as atividades que antecedem a degustação. Os especialistas ensinam a peneirar farinha, além de amassar e assar massa do ponto de vista da química e da física.

O seriado destaca o modo de fazer um pão perfumado, orienta a montar as camadas de um croissant francês e indica os cuidados na preparação de um pão italiano. O programa documental esclarece quais são as transformações que os alimentos passam durante cada etapa do processo.

Sobre a atração

Os processos físicos, químicos e biológicos envolvidos no preparo das refeições são explicados na série Ciência Alimentar. Para aguçar os sentidos e dar água na boca, a produção investiga de que maneira a comida se transforma.

Apresentado por Alexander Kochetkov e Ekaterina Lopareva, o programa traz dicas para se cozinhar pratos complexos por um chef enquanto um químico explica e demonstra claramente os processos que ocorrem com os alimentos durante seu cozimento.

O preparo de receitas com diversos ingredientes incentiva o público a experimentar novas formas de exercer a culinária para sentir diferentes sabores. A série traz edições temáticas com iguarias como carnes, vegetais, ovos, pães, peixes, frutos do mar, cereais, queijos e, é claro, sobremesas.

Em oito episódios de 26 minutos, o programa destaca as tecnologias associadas à gastronomia. Após a exibição na telinha, cada edição do seriado pode ser conferida no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Dicas para fazer em casa

Comer parece ser um ritual simples e familiar para a maioria das pessoas. É improvável que alguém reflita sobre o ato de cozinhar no café da manhã, almoço ou jantar. O programa revela que esse hábito está intimamente relacionado a vários campos da ciência.

O seriado exibido pela emissora pública mostra que a culinária contempla diversos conhecimentos científicos. Entender os processos que se sucedem ao fazer um arroz ou ao fritar um bife pode simplificar bastante o cozimento e reduzir o número de falhas gastronômicas. Essa expertise faz toda a diferença.

 

Serviço

Ciência Alimentar – terça-feira, dia 12/1, às 20h30, na TV Brasil

Ciência Alimentar – terça, dia 12/1, para quarta-feira, dia 13/1, à 0h30, na TV Brasil

Ciência Alimentar – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Criado em 11/01/2021 - 12:15 e atualizado em 11/01/2021 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí