Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo visita o Centro de Lançamento de Alcântara neste sábado (28/11)

Produção mostra instalações em operação desde os anos 1980 no Maranhão

O programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, destaca as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado no Maranhão, na edição inédita deste sábado (28), às 8h30. Disponibilizado no aplicativo TV Brasil Play, o conteúdo ainda ficará disponível no site da emissora pública e no YouTube do canal.

Durante o especial, a apresentadora Priscila Rangel e a cinegrafista Silvana Nietske mostram a estrutura do local que pode lançar foguetes, tripulados ou não, para colocar satélites na órbita da Terra, e ainda enviar astronautas em missões de pesquisa.

Esse programa será disponibilizado no aplicativo TV Brasil Play. O conteúdo ainda poderá ser acompanhado no site da emissora pública e YouTube do canal.

O Brasil tem dois centros de lançamento de foguetes, um na Barreira do Inferno, a 12 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, e o de Alcântara, no Maranhão, a 32 quilômetros da capital São Luís.

A equipe da emissora pública percorre esse segundo espaço. Com localização privilegiada, próximo à linha do Equador, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi inaugurado em 1983 e está em operação desde 1989.

O programa conta também como as atividades espaciais influenciam outros setores como a Defesa, Comunicações e Meteorologia e os desafios do Programa Espacial Brasileiro para colocar o CLA como elemento promissor no mercado espacial mundial.

O Ciência é Tudo acompanha, ainda, a vida dos moradores da Agrovila Cajueiro. Esse povoado quilombola com aproximadamente 260 habitantes é uma das sete agrovilas no interior do município de Alcântara. Eles receberam famílias remanejadas na década de 1980 para dar espaço à construção do CLA.

A entrevista desse episódio da produção realizada pela TV Brasil traz uma conversa com Marcos Pontes, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. A conversa foi gravada nas torres de lançamento de foguetes.

Sobre o programa

Novidade na programação da TV Brasil para 2020, o programa Ciência é Tudo é conduzido pela jornalista Priscila Rangel. Com uma linguagem acessível, a produção traz reflexões sobre o impacto da tecnologia no cotidiano, além de curiosidades sobre pesquisas científicas.

A cada semana, a atração aborda temas de relevância na atualidade e busca esclarecer as dúvidas dos telespectadores. A jornada pelo universo do conhecimento revela as tendências para quem deseja seguir carreira no campo da ciência e tecnologia.

A nova série da emissora pública traz quadros sobre a origem de objetos e ferramentas que foram ou são fundamentais para humanidade no "Ciência é Invenção". A jornalista Adrielen Alves desvenda os mistérios e mostra as curiosidades sobre os estudos do Universo no quadro "Ciência é Astronomia".

Com uma dinâmica de revista eletrônica, a atração educativa ainda levanta dados a respeito do investimento em políticas públicas na área.

No ar aos sábados, às 8h30, o Ciência é Tudo está com suas edições anteriores no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo e no YouTube https://www.youtube.com/tvbrasil. Para quem preferir, as reportagens ainda pode ser obtidas no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço

Ciência é Tudo – sábado, dia 28/11, às 8h30, na TV Brasil

Ciência é Tudo – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Ciência é Tudo – site da TV Brasil, http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo

Ciência é Tudo – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/11/2020 - 13:15 e atualizado em 26/11/2020 - 13:15

Últimas

O que vem por aí