Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como acontecem terremotos e abalos sísmicos

Movimentações no interior do planeta impactam na superfície

Ciência é Tudo

No AR em 12/12/2020 - 08:30

O Ciência é Tudo desta semana te convida a entender os terremotos e os abalos sísmicos. O programa mostra como os choques subterrâneos das placas tectônicas e o deslocamento de gases no interior da Terra impactam na superfície do planeta.

Além de apresentar a origem desses fenômenos naturais, o programa conta quais são as possíveis consequências de abalos sísmicos, como deslizamentos de terra, vibração do solo, abertura de falhas no chão, tsunamis, maremotos e até mudanças na rotação do planeta. A edição mostra também o trabalho da Rede Sismográfica Brasileira, que faz o monitoramento de terremotos no país e explica a ocorrência desses fenômenos no território brasileiro.

E ainda, o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O órgão faz o acompanhamento das ameaças naturais em áreas de risco do Brasil, com o objetivo de emitir alertas e reduzir o número de vítimas, além dos prejuízos naturais.

Terremotos e abalos sísmicos são tema do Ciência é Tudo
Terremotos e abalos sísmicos são tema do Ciência é Tudo - Divulgação/TV Brasil

E na entrevista, uma conversa com o geofísico e pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira, sobre as diversas áreas do conhecimento que atuam de forma integrada com a Sismologia.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/12/2020 - 12:30

Últimas

O que vem por aí