Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo fala sobre a produção das vacinas contra a Covid-19

Programa explica como os vírus agem e os perigos das nova cepas

Ciência é Tudo

No AR em 24/04/2021 - 09:00
Vacina COVID19
Vacinas para a imunização contra a Covid19 - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo desta semana fala sobre as vacinas contra a Covid-19, doença provocada pelo coronavírus que desencadeou a pandemia que vem sendo enfrentada desde 2020. Países do mundo inteiro iniciaram a vacinação entre o final de 2020 e o início de 2021, após esforços incansáveis da ciência. O marco é histórico devido à magnitude da pandemia e à velocidade das pesquisas que permitiram o desenvolvimento dos imunizantes em tempo recorde.

O programa explica como os vírus agem no organismo e como ocorrem as mutações que dão origem às novas cepas e representam novos desafios para a ciência. Fala também quais são as metodologias aplicadas ao se desenvolver uma vacina e quais são as diferenças entre elas, além de destrinchar as características - como quantidade de doses necessárias e grau de eficácia - dos imunizantes que já estão em uso em todo o mundo.

O Ciência é Tudo mostra as etapas da produção da vacina, desde as primeiras pesquisas até o processo de análise para aprovação - no caso do Brasil, feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a distribuição para imunizar a população, realizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Você vai conhecer detalhes, ainda, sobre as pesquisas de vacinas brasileiras que estão em andamento no Instituto Butantã, em São Paulo, na Universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto e na Universidade Federal de Minas Gerais.

Produção de vacina para a COVID19
Conheça as etapas da produção da vacina - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/04/2021 - 11:40

Últimas

O que vem por aí