Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologia e inovação na gestão da água no Brasil

Programa mostra os avanços na gestão da água em diversas áreas

Ciência é Tudo

No AR em 29/05/2021 - 09:30

Neste episódio do Ciência É Tudo vamos saber o que o Brasil está fazendo para cuidar das nossas águas com tecnologia e inovação. Além de seu uso para o consumo humano, você vai ver como a água é essencial em praticamente todas as áreas como agricultura, indústria, abastecimento, turismo, aquicultura, geração de energia e muito mais.

Fundo do mar
Programa Ciência no Mar terá duração até 2030 - Divulgação/TV Brasil

Com o objetivo de revitalizar as principais bacias hidrográficas do País e garantir a oferta de água em quantidade e qualidade, o governo federal lançou o Programa Águas Brasileiras. Você vai conhecer essa importante iniciativa que conta com a participação dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios. 

Vamos ver também como funciona o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, um centro criado pelo MCTI na Universidade Federal de Campina Grande com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e uso eficiente da dessalinização de águas salobras e salinas e garantir acesso à água potável no semiárido brasileiro.

O programa mostra ainda como as mudanças climáticas podem impactar no acesso à água. O Programa Adapta Brasil MCTI apresenta índices e indicadores de risco de impactos das mudanças climáticas no Brasil integrados em uma única plataforma, e tem a água como um dos setores estratégicos.

E nesse especial sobre a água não poderíamos deixar de falar do Programa Ciência no Mar, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a gestão da ciência brasileira em águas oceânicas com duração até 2030.

barcos na praia
Dessalinização de águas visa garantir o acesso à água potável no semiárido brasileiro - Divulgação/TV Brasil

O Ciência É Tudo é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/05/2021 - 13:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí