Neste episódio do Ciência é Tudo vamos conhecer o programa Constelação Catarina, que prevê o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento de uma “constelação de satélites”, voltados à defesa civil e a levar melhorias à agricultura de precisão. O Programa foi desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira, em parceria com instituições do Estado de Santa Catarina e criado por meio de portaria publicada em 10 de maio de 2021.
O termo nanossatélite normalmente é aplicado para designar um satélite artificial com massa menor do que 10 kg. Em algumas situações também é preciso um "satélite-mãe" para comunicação com os centros de controle no solo ou para lançamento e operações com os nanossatélites.
Um dos destaques do Programa Constelação Catarina é o modelo de financiamento. Os recursos para implementação do projeto são disponibilizados por meio de emenda parlamentar e serão descentralizados para que os primeiros parceiros possam ter acesso. Em um nicho de mercado, como o de nanossatélites, é preciso ativar cadeias produtivas no desenvolvimento e produção de satélites, assim como no desenvolvimento de softwares, de sensores de solo, de aplicações e de novos modelos e negócios.
E ainda, veremos os trabalhos do Programa Espacial Brasileiro e as atividades que estão sendo desenvolvidas no Centro de Lançamentos de Alcântara.
O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.