O Comentário Geral desta semana cumpre o seu papel e apresenta diversos olhares sobre a palavra "papel". Ele pode servir para escrever e desenhar ou pode ser dobrado até se transformar, de forma quase mágica, em qualquer coisa, como nos mostra a professora de origami do Instituto Brasil-Japão, Leda Vaz.
O artista plástico paranaense Anderson Thives também utiliza o papel como suporte para suas obras. Ele faz a chamada arte da colagem, que, também, foi utilizada por Pablo Picasso e Henri Matisse.
Mas a 'vida' do papel não é um mar de rosas. Ele pode ser visto com maus olhos quando se acumula e faz do escritório um caos! São pilhas e pilhas que foram uma montanha de burocracia. O advogado e professor de Direito, Jorge Tardin, tenta responder à pergunta: "Afinal, será que um dia nos livraremos de tanta papelada?".
A terapeuta Eliana Tiezzi mostra como o papel pode ser mais do que uma simples folha em branco... Ela apresenta o projeto Papel de Gente, iniciativa voltada para pessoas portadoras de transtornos psíquicos, como a psicose. Terapeutas, artistas, designers e empresários se uniram para criar produtos e ideias em que reciclam materiais e vidas.
A psicóloga Teresa Amorim fala sobre um papel fundamental no dia a dia das famílias: o papel dos pais na educação dos filhos. No Comentário Geral desta semana você poderá rever o seu papel e o de todos na nossa sociedade!
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.