O Comentário Geral levanta um tema que pode ser tanto precioso como um grande problema em seu caminho, a pedra. A pedra está presente há muito tempo em nosso caminho, participando da trajetória da evolução humana. A bioantropóloga do Museu Nacional da UFRJ, Cláudia Rodrigues, explica que os primeiros indivíduos começaram a utilizar as rochas para construir artefatos: "foi a fricção entre duas pedras que possibilitou o controle do fogo, algo que só a nossa espécie domina".
As pedras também fazem parte da famosa Praia de Copacabana, onde representam as ondas do mar, desenho criado por Burle Marx. Porém, a novidade é usar estas pedras na decoração de interiores. Segunda a arquiteta Cláudia Granjeiro, esse tipo de material traduz o espírito carioca. O programa também relembra grandes nomes da música, o jornalista Jamari França fala sobre os Rolling Stones, uma das bandas mais antigas em atividade. A banda de rock inglesa formada em 12 de julho de 1962.
Para falar de saúde, o nefrologista Márcio Lima explica que nefrolitíase são pedras que podem estar dentro do nosso corpo, mais conhecidas como pedras nos rins. Na geografia, o geólogo Ivo Medina relata se a civilização fenícia esculpiu a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
Para finalizar, a diretora do NEPAD, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas, Ivone S. Ponczek, comenta sobre o crack, mais conhecido como a pedra da morte. A convidada ressalta que esta droga provoca efeito rápido e dependência imediata, além de ser uma droga barata.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.