Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roberto D`Ávila entrevista o fotógrafo Steve McCurry

Ele é um dos mais conceituados profissionais dessa área em todo o

Conexão Roberto D’Avila

No AR em 02/12/2013 - 00:00

O fotógrafo Steve McCurryEsta semana o Conexão Roberto D´Avila recebe um dos mais conceituados fotógrafos em todo mundo: o americano Steve McCurry, autor da famosa foto da menina Sharbat Gula, refugiada da guerra afegã que ficou conhecida internacionalmente através da capa da conceituada revista National Geographic e acabou se tornando o principal cartão de apresentação do artista.

“Eu estava em um campo de refugiados, na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, andando por lá e fotografando o  cotidiano. De repente, ouvi vozes dentro de uma barraca. Pareciam meninas em uma escola. Eu fui até lá, olhei para os alunos e bati com os olhos em uma menina em especial. Eu pensei: ´Ela tem olhos incríveis´. Pedi permissão para a professora para fotografá-la. Eu me sentei com ela por três minutos. Estava muito escuro, havia uma luz linda entrando. Eu só pensei: ´Espero que a foto tenha foco´. Eu só fui ver a foto dois meses depois. Eu a estava fotografando, ela olhou para a lente com uma expressão bastante curiosa, como se eu fosse um cara estranho, vestido de forma engraçada, pensando: ´O que é essa câmera?´. Havia curiosidade nos olhos dela. E o resultado foi incrível e essa foto esteve comigo, literalmente, todos os dias da minha vida”, conta o fotógrafo.

McCurry esteve recentemente no Rio de Janeiro para apresentar um trabalho bem diferente do que vem realizando, há 17 anos, nas frentes de guerra: o calendário anual Pirelli, um dos eventos mais importantes da fotografia mundial, que, este ano, escolheu a cidade brasileira como cenário. “Não existe uma vista de cidade no mundo mais bonita do que a do Rio. Não me lembro de nenhuma cidade que chegue perto dessa paisagem: as montanhas, o Pão de Açúcar, o mar... E, além de tudo isso, há também a disparidade, as partes ricas e as partes pobres, e todo o aspecto físico do Brasil, as praias, as mulheres lindas, a sensualidade... É um lugar muito sensual. E há uma cena social extrovertida aqui que não existe em muitos lugares”, afirma McCurry para o telespectador o seu pensamento e sua história.

Reapresentação.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/08/2013 - 17:49 e atualizado em 14/02/2014 - 17:58

Últimas

O que vem por aí