Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conhecendo Museus mostra a história do vestuário feminino

Museu da Moda foi idealizado pela estilista gaúcha Milka Wolff

O programa Conhecendo Museus desta segunda-feira (6), às 7h15, na TV Brasil, vai até a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Lá visita o Museu da Moda e seu acervo que conta a história de quatro mil anos de vestuário feminino.

Criado em 2011 pela estilista gaúcha Milka Wolff, o espaço possui 3.500 m2 de área construída. A viagem no tempo proporcionada pelo museu revela que o que antes era um objeto para se proteger do frio ou do sol tornou-se um vasto campo para ser explorado no mundo da moda. 

No local, encontra-se roupas de gala, vestidos de noivas, trajes típicos dos estados brasileiros, réplicas de peças históricas usadas por rainhas e por atrizes de Hollywood, entre outras coleções. Tanto a tecelagem, quanto o tingimento, a costura ou aviamentos das peças em exposição obedecem rigorosamente ao período que retratam. Mobiliários de época também compõem a cenografia do espaço. 

Esta edição do programa revela muitas curiosidades do Museu, como uma reprodução de um  vestido de Maria Antonieta, com 18kg. Maria Antonieta foi rainha da França entre 1774 e 1791 e seu guarda-roupa era considerado um dos mais chiques da época. 

Sobre o programa
Com 20 episódios sobre instituições culturais de norte a sul do país, a série traz edição diárias de segunda a sexta. A sequência de programas inéditos está organizada em dois eixos com roteiro de incríveis museus temáticos em dez estados do Brasil. A produção exibida pela emissora pública intercala um destino sobre moda e gastronomia com uma atração voltada para ciência e tecnologia.

Entre os espaços visitados, destaque para o Museu da Rapadura, na Paraíba; o Museu do Calçado, no Rio Grande do Sul; o Espaço Ciência, em Pernambuco; os Museus da Imagem e do Som, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os Museu da Vida e do Amanhã, também no Rio de Janeiro.

De forma dinâmica e objetiva, o Conhecendo Museus promove o resgate da memória nacional na telinha da TV Brasil em cada objeto, obra e documento que é mostrado. Esses espaços são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos e a revelação das histórias por trás das peças.

Fruto de uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a série divulga bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos. Sob esse prisma, o programa busca contribuir na formação dos jovens e no desenvolvimento da consciência crítica dos telespectadores.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.

Serviço
Conhecendo Museus - segunda-feira, dia 06/07, às 7h15, na TV Brasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 03/07/2020 - 19:00 e atualizado em 03/07/2020 - 19:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí