Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Villa-Lobos

Espaço abriga obras que ilustram a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos

Conhecendo Museus

No AR em 07/03/2015 - 18:30

O belo casarão que abriga o Museu Villa-LobosO Conhecendo Museus desta semana volta ao Rio de Janeiro, para apresentar um espaço que é sinônimo da boa música brasileira e leva o nome de um grande expoente musical reconhecido internacionalmente, que está eternizado em um museu que leva o seu nome: Villa-Lobos. Instalado em um casarão tombado do século XIX, o Museu Villa-Lobos reúne objetos e documentos referentes à vida e à obra do compositor e maestro brasileiro. Fazem parte da área do museu jardins e uma concha acústica, que permitem eventos ao ar livre.

O Museu foi fundado em 1960 por dona Arminda, segunda esposa do músico com o qual viveu por mais de 20 anos. O espaço é responsável pela coleta, manutenção, preservação, estudo e divulgação de objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos e que, pela sua expressão e representatividade, constituem referência na formação da identidade brasileira. Arminda Neves dirigiu por 24 anos o espaço, até o seu falecimento, em 1985.

Espaço abriga o piano do maestro e compositorE a partitura manuscrita de "O trenzinho do caipiria"O Museu está instalado desde 1986 numa casa localizada na Rua Sorocaba, em Botafogo, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O acervo conta com mais de 53 mil itens, entre partituras (manuscritas e impressas), correspondências, recortes de jornais, discos, filmes, livros, condecorações, instrumentos musicais e objetos de uso pessoal. Visitar o Museu é reviver toda a memória musical e representatividade que este importante músico teve e ainda tem para o Brasil. Atualmente, além do acervo dos documentos e objetos, o Museu Villa-Lobos tem sido palco de diversos projetos voltados para o desenvolvimento cultural através da educação musical, edição de livros, concursos internacionais e festivais de música.

Uma grande tradição do museu é o Festival Villa-Lobos, que desde sua criação em 1961, vem divulgando a obra do músico e de outros compositores brasileiros em concertos de música sinfônica e de câmara, espetáculos de dança e de música popular. Esses festivais são realizados anualmente, sempre a partir de 17 de novembro, data do falecimento do compositor. Outra tradição são os Concursos Internacionais Villa-Lobos, realizados desde 1966, com o objetivo de revelar novos talentos e divulgar a obra do compositor em todo o mundo. 

Sobre Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Desde cedo foi incentivado aos estudos pelos pais, dona Noêmia e Raul Villa-Lobos. Do pai recebeu uma pequena viola para que iniciasse os estudos de violoncelo. Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, ele compôs cerca de 800 obras. Villa-Lobos fez prosperar no Brasil o nacionalismo musical e tornou a música brasileira universal.

Acompanhe no Conhecendo Museus a vida e obra deste importante músico.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/02/2015 - 12:48 e atualizado em 23/02/2015 - 12:48

Últimas

O que vem por aí