Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevista com o embaixador de Israel Yossi Shelley

Yossi relata experiência de Israel com dessalinização da água do mar

Conversa com Roseann Kennedy

No AR em 12/03/2018 - 21:15

Há cerca de um ano no Brasil, o embaixador de Israel Yossi Shelley busca intensificar as relações com o país por meio da resolução de problemas relacionados à falta d´água. Israel, que é líder em tecnologia da dessalinização, tem hoje cerca de 80% de sua água consumida proveniente do mar.

“A gente tinha um grande problema em Israel em que as pessoas não usavam água, as pessoas recebiam multa para lavar carros, as plantas dos jardins das casas foram ficando secas porque não podiam irrigar. O governo tomou a decisão de fazer a dessalinização da água do mar. De 2004 até hoje nós temos 80% da água que está dessalinizada”.

“A falta d´água não pode continuar”, dispara Yossi Shelley
“A falta d´água não pode continuar”, dispara Yossi Shelley - Divulgação

A transferência de tecnologia de dessalinização entre Brasil e Israel vêm sendo feita por empresários israelenses diretamente com governos e prefeituras do Nordeste que sofrem com a seca. Com larga experiência na área administrativa e de negócios, Yossi Shelley já fez várias visitas ao Maranhão e Ceará. No ano passado, a parceria resultou na compra de um maquinário móvel para tratamento de água em locais de situação emergencial pelo Ceará. Para o embaixador, o potencial hídrico do Brasil possibilita tratar o assunto em várias frentes. “Israel não é a única que sabe tratar a água de mar. Mas Israel faz isso em 80% e tem uma experiência que é a prova disso”.

Ele também chama atenção para a prática de reúso como solução para minimizar a crise hídrica no país e evitar o desperdício. “Israel também faz a reciclagem da água de esgoto. Em Israel 50% da água que sobra das casas vão voltar para a agricultura. Enquanto 90% da água do mundo vai sendo jogada na rua”.

E como um bom conhecedor da escassez da água, Shelley faz um apelo aos brasileiros: “Os cidadãos precisam cuidar do gasto da água. Porque essa é uma época em que todos nós juntos temos que estar lutando para melhorar as coisas”.

Roseann Kennedy conversa com o embaixador de Israel Yossi Shelley
Roseann Kennedy conversa com o embaixador de Israel Yossi Shelley - Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/03/2018 - 10:40

Últimas

O que vem por aí