Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lilian Gonçalves celebra legado do pai, Nelson Gonçalves

"Rainha da noite paulistana" abre o coração e lembra histórias do pai

Conversa com Roseann Kennedy

No AR em 07/05/2018 - 21:15

Conhecida como a rainha da noite paulistana, a empresária Lilian Gonçalves tem histórias de vida para contar. Com vários empreendimentos na capital paulista, entre eles a Rede Biroska, uma das maiores do ramo de entretenimento da América Latina, Lilian é filha do cantor Nelson Gonçalves. Atrás apenas do rei Roberto Carlos, o cantor, falecido há vinte anos, foi campeão de vendas no país. Nesta conversa com Roseann Kennedy, Lilian fala com carinho sobre o sucesso do pai: “O maior medo da vida dele era ser esquecido. E eu não estou deixando isso acontecer. Ele foi o maior cantor da história desse país. O Nelson gravou 2.740 músicas, 400 obras, vendeu 81 milhões de cópias de discos. Então, Nelson Gonçalves jamais poderá ser esquecido.” E para preservar essa memória, Lilian mantêm um bar temático em homenagem à vida e à obra do pai. É o "Bar do Nelson, o bar do boêmio".

Lilian Gonçalves homenageia o pai: “Nelson Gonçalves jamais poderá ser esquecido”.
Lilian Gonçalves homenageia o pai: “Nelson Gonçalves jamais poderá ser esquecido”. - Divulgação

A mineira de Guarapuava conta que começou a trabalhar ainda na adolescência, vendeu jornal, foi engraxate e babá. Desde cedo, ensaiava para ser celebridade e chegou a participar de concurso de miss com apenas 14 anos. Lilian já foi tema de samba-enredo da escola de samba Vai-Vai e inspirou a criação da principal personagem da novela Rainha da Sucata. Sua vida também virou livro e depois ganhou as telas na minissérie JK, interpretada por Mariana Ximenes.

Lilian conviveu durante a sua infância com Juscelino Kubitschek, no período em que sua mãe era cozinheira do Catetinho, e guarda boas lembranças dessa relação. Ela diz que visitava as obras da capital com o presidente e guardou na memória uma frase proferida por ele: “Um dia, perto da ocasião que ele ia deixar o Catetinho e ia para o palácio oficial, ele me abraçou, me beijou e falou: 'Você Lilian, vai ser muito grande! Não esquece de me procurar. Me procura quando você crescer. Porque eu vou te ajudar em tudo que eu puder. Mas você vai ser grande, você tem brilho!'”

Com 14 anos de idade, sem profissão e sem parentes em São Paulo, Lilian deixou Brasília rumo à metrópole paulista. Diz que sofreu muito preconceito para conquistar sua independência, mas que nunca desistiu. “Todas as tristezas, as mágoas, as revoltas que eu pudesse vir a ter, eu transformei em alegria e trabalho”. Ela conta que sempre soube que chegaria a ter sucesso profissional. “Eu tinha certeza absoluta de que eu ia chegar onde eu gostaria de chegar. Chegar num patamar importante, respeitável, mesmo sendo mulher. Porque mulher naquela época, era na cozinha, era cuidando do marido, cuidando dos filhos. E uma mulher empreendedora, empoderada naquele tempo, há 50 anos, era um bicho de 7 cabeças. Era algo assim insuportável, impossível dos homens aceitarem”.

Roseann Kennedy conversa com a empresária Lilian Gonçalves
Roseann Kennedy conversa com a empresária Lilian Gonçalves - Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/05/2018 - 11:50 e atualizado em 08/05/2018 - 16:15

Últimas

O que vem por aí