Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cristina Serra lança livro sobre o maior desastre ambiental do país

"O poder público falhou na fiscalização", analisa a jornalista 

Conversa com Roseann Kennedy

No AR em 05/11/2018 - 21:15

O rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), completa três anos nesta segunda-feira (5/11), e o drama vivido pelas famílias atingidas pela lama está longe de ter um fim. Para relembrar um dos acidentes mais dramáticos do país, a jornalista Cristina Serra lança o livro “Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil”. E, com o lançamento da obra, ela conclui: “A maior lama da tragédia de Mariana é uma certa leniência do Poder Público”. 

Jornalista Cristina Serra conversa com Roseann Kennedy
Jornalista Cristina Serra conversa com Roseann Kennedy - Divulgação/TV Brasil

A partir da investigação de documentos e condutas adotadas no caso, a obra amplia a discussão e abre espaço para a questão humana, para a memória dos que morreram, para a dor dos que restaram e para os sonhos de um novo recomeço.

“Eu acho que com esse livro a gente trouxe algumas respostas, mas eu não diria que eu esgotei todo o assunto”, revela Cristina no Conversa com Roseann Kennedy.

A jornalista fez a cobertura do desastre pelo Fantástico, da TV Globo, e desde então dedicou-se à produção do livro-reportagem. Ela diz não haver dúvidas de que o Poder Público falhou na fiscalização. “Claro que a empresa falhou também nas medidas de segurança e de alerta que ela deveria ter tomado. Mas e o Poder Público que não estava atento a isso? Então é uma conjugação de fatores”, avalia.

Para Cristina, a tragédia de Mariana serve de alerta para outras que devem ser evitadas. Ela lembra que todo cidadão tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. “Por que a gente não consegue isso? Por que a gente não consegue cumprir isso que está na Constituição e também conciliar isso com o desenvolvimento econômico?”, questiona.

"O poder público falhou na fiscalização", diz Cristina Serra sobre tragédia em Mariana (MG)
"O poder público falhou na fiscalização", diz Cristina Serra sobre tragédia em Mariana (MG) - Divulgação/TV Brasil

O livro mudou o rumo da carreira de Cristina Serra, que é natural do Pará, e agora vai mergulhar nas pautas ambientais. Com larga experiência em coberturas políticas em Brasília, ela sinaliza a nova fase em sua vida. “Fazer cobertura de Amazônia é uma coisa muito cara no Brasil, os deslocamentos lá são distâncias enormes por meio de rio e tudo mais. Mas a gente vai começando, um passo de cada vez e a gente chega lá. Mas é o que tá no meu horizonte. Eu quero cada vez mais isso.”

Com mais de 30 anos de jornalismo, 26 deles na Rede Globo, Cristina Serra também  já foi correspondente em Nova Iorque e recentemente ajudou a fundar o canal digital de jornalismo 'My News'. “O jornalismo é feito muito mais de perguntas do que de respostas”, ensina.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/11/2018 - 15:50

Últimas

O que vem por aí