Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curta Temporada celebra Dia do Pais com apresentação especial

Atração exibe peça "Filho do Pai", com Antonio Pitanga e Nando Cunha

Para festejar o Dia dos Pais, data celebrada neste domingo (9), a TV Brasil apresenta, com exclusividade e na íntegra, a peça "Filho do Pai", às 23h, no programa Curta Temporada. A montagem é protagonizada pelos atores Antonio Pitanga e Nando Cunha.

Antes do espetáculo, o apresentador Linei Lopes entrevista a dupla de artistas. A produção ainda traz um bate-papo com o autor Maurício Witczak e com a diretora Clarissa Kahane. O conteúdo já está disponível no aplicativo EBC Play.

Antonio Pitanga e Nando Cunha interpretam um emocionante encontro familiar de pai e filho marcado por uma tensa relação entre eles. Os personagens trazem à tona um passado sombrio e diversos conflitos mal resolvidos entre eles.

O filho está no palco ensaiando "Hamlet", clássico da obra de William Shakespeare, quando reencontra o pai num clima que demonstra o estranhamento entre eles. Com emoção, os dois travam um forte duelo de palavras.

"Trabalhar com o Nando Cunha e Antonio Pitanga é uma honra. Dirigir um espetáculo que conta a intensa história sobre essa relação universal é um privilégio. 'Filho do Pai' é uma peça com conflitos, descobertas e amores comuns a todos nós" avalia a diretora Clarissa Kahane.

A encenação flerta com a metalinguagem já que o cenário proposto é o próprio palco de um teatro onde o filho ensaia. "Estou muito feliz em realizar este projeto, que estava na gaveta há dez anos. Honrado em dividir o palco com Antonio Pitanga, um monstro do cinema e do teatro, um ator completo. Fizemos questão de reforçar o protagonismo negro e falar sobre a relação entre pai e filho", comenta Nando.

Poético, dramático, e, por vezes, até permeado pelo humor, espetáculo "Filho do Pai" aborda as heranças verdades que são passadas a cada geração. Uma das reflexões que o texto busca provocar refere-se aos acontecimentos trágicos que podem possibilitar a redenção do ser humano.

O veterano Antonio Pitanga celebra a peça. "São dois atores negros num universo shakespeariano. É uma honra trabalhar com o Nando. Ele é um jovem. Estou bebendo muito nessa fonte do conhecimento, do carinho e das relações. Já dizia Glauber Rocha: 'Quer ser ator, faça teatro'", define o consagrado artista.

Autor do espetáculo, Mauricio Witczak também comemora ver esses dois grandes atores representando a sua. "É mais do que um privilégio, é um presente dos deuses do teatro. O querido e talentoso Nando Cunha, na pele do filho. Vestindo o personagem do pai, nada mais, nada menos do que o extraordinário Antonio Pitanga, um dos maiores ícones da arte dramática brasileira", destaca.

"Sinto-me abençoado em ter essa oportunidade. Acho que será um encontro histórico nos palcos e não marcará só a minha vida, dará também um novo sentido a minha jornada como dramaturgo e poeta. Isso tudo sobre a batuta da delicada e sensível diretora Clarissa Kahane", completa.

Sobre o Curta Temporada
Novo programa da TV Brasil, o Curta Temporada apresenta peças teatrais e traz entrevistas exclusivas com a equipe dos espetáculos. A cada semana, a série leva para a telinha da emissora pública uma obra marcante das artes cênicas. A produção abre espaço para montagens nacionais e busca mostrar o universo do teatro na televisão.

Encenações que percorrem os palcos dos quatro cantos do país estão na primeira temporada do Curta Temporada que exibe elogiadas obras dramatúrgicas na íntegra. Para ilustrar o programa, antes da apresentação das peças, o apresentador Linei Lopes conversa com integrantes das equipes para oferecer ao espectador mais detalhes sobre a produção teatral que será veiculada.

Sem a intenção de substituir a sensação de se acompanhar cada ato diretamente da plateia, a ideia do programa da emissora pública é traças um panorama da cena teatral brasileira com montagens cênicas que estiveram em cartaz.

Para atenuar o difícil acesso do grande público aos teatros no país, principalmente aquele que não está nos grandes centros urbanos, o Curta Temporada busca proporcionar a experiência de ver performances com personalidades consagradas e novos talentos da dramaturgia nacional.

Exibido nas noites de domingo, o Curta Temporada tem seu conteúdo no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br. As peças também ficam na página do programa no site da TV Brasil. As edições anteriores podem ser acessadas no endereço https://tvbrasil.ebc.com.br/curtatemporada.

 Ficha técnica da peça "Filho do Pai"
Atores: Antonio Pitanga e Nando Cunha
Autor: Maurício Witczak
Direção: Clarissa Kahane
Produção Executiva: Rafael Braga
Direção De Produção: Simone Nascimento 

Ficha técnica de Curta Temporada
Direção e apresentação: Linei Lopes
Produção: Barbara Carvalho, Clarice Basso e Iara Bezerra

Serviço
Curta Temporada – "Filho do Pai" – domingo, dia 9/8, às 23h, na TV Brasil
Curta Temporada – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br
Curta Temporada – site da TV Brasil, em https://tvbrasil.ebc.com.br/curtatemporada
Curta Temporada – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653

Criado em 07/08/2020 - 12:00 e atualizado em 07/08/2020 - 12:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí