Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um giro pelos festivas de cinema internacionais

Programa vai a Cannes, Berlim, Clermont Ferrand e Locarno

Curta TV

No AR em 30/04/2012 - 01:30

Curta TV - Luc Moullet

O Curta TV vai dar um giro pelos festivais de cinema internacionais onde o curta brasileiro tem feito sucesso, como Cannes, Berlim, Clermont Ferrand e Locarno. E não são poucos os filmes que lá fora arrancaram elogios do outro lado do Atlântico! O programa exibirá ainda uma entrevista exclusiva com o diretor francês Luc Moullet, um dos mais ativos realizadores de curtas da França. Assim como a maioria dos cineastas de sua geração, ele começou a fazer cinema escrevendo sobre filmes na revista Cahiers du Cinema, uma espécie de Bíblia do cinema francês. Ao lado de mestres do cinema como Jean Luc Godard, François Truffaut e Lois Malle, Moullet fez do cinema um território para desenvolver as ideias que defendia na crítica cinematográfica.

Moullet, que dirigiu seus primeiros curtas na década de 60, já acumula dezenas de curtas e longas- metragens sobre a batalha existencial entre o homem e a vida moderna. Durante a entrevista, ele revela que é fã de Jorge Furtado, cujo curta Ilha das Flores se tornou uma referência quando ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1990 e, depois, o prêmio da critica e do público em Clermond Ferrant. Com esse filme, Furtado ajudou a resgatar o prestígio que o Brasil conquistou na Europa na década de sessenta.

O Curta TV vai mostrar que, nos últimos anos, os curtas brasileiros têm sido presença certa nestes festivais. Renata Boldrini esteve em alguns deles e conta como foi ver, em 2002, o filme Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente, levar para casa o prêmio de Melhor Curta no Festival de Cannes. O filme ganhou ainda o troféu de Melhor Curta de Ficção em Pysek, na Republica Theca.

Em 2008, a vez foi do curta , de Felipe Sholl, conquistar o prêmio Teddy, em Berlim, uma série dedicada a curtas com temática gay. O programa chama a atenção também para o diretor paulistano Esmir Filho, outro que tem tido uma carreira impressionante em alguns dos maiores festivais de curtas do mundo. Ele já foi premiado em Cannes, Kiev, Huelva, Havana e Biarritz, entre outros, com seu cinema de autor.

Nessa edição do Curta TV, o público vai conhecer também os bastidores da edição de 2011 do Festival de Cinema de Clermond Ferrand, o maior do mundo dedicado aos curtas-metragens. A Associação Kinoforum e o Ministério das Relações Exteriores montaram um estande dedicado à produção brasileira no mercado do filme, e recebeu centenas de visitantes ilustres. O diretor Sérgio Andrade concorreu com o curta Cachoeira e o curta Los Minutos Las Horas, de Janaina Marques, ganhou o prêmio especial do júri.

E mais: os diretores André Lavaquial, Cavi Borges e Gustavo Melo falam suas participações no Festival em Cannes em 2008 e 2010 com os filmes O Som e o Resto e A Distração de Ivan. O programa mostra ainda trechos dos 4 curtas brasileiros selecionados na edição de 2011: Permanências, do mineiro Ricardo Alves, Duelo Antes da Morte, da estudante Alice Furtado, Sobre o Menino do Rio, de Felipe Joffily, e Solivagus, de Yuri Vieitas.

No segundo bloco, o público confere, na íntegra, o curta Mira, de Gustavo Graziozi, que já teve seus curtas exibidos em Cannes, Locarno, Clemont Ferrand, entre outros. O filme é um poema visual sobre o vazio que procura personagens do mestre italiano Michelangelo Antonionni nas obras de Oscar Niemeyer. No elenco, os atores Tainá Müller e Julio Andrade, que viriam a ser par romântico no filme Cão Sem Dono, de Beto Brant.




Apresentação: Renata Boldrini

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/10/2011 - 12:18 e atualizado em 24/04/2012 - 15:58

Últimas

O que vem por aí