Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

José Lins do Rego

Lembranças do grande escritor regionalista do Brasil

De Lá Pra Cá

No AR em 15/01/2012 - 21:00



No De Lá Pra Cá deste domingo (15), às 18h, a história de José Lins do Rego, o escritor que inventou o romance regionalista brasileiro. Para relebrar sua obra, foram convidados os cineastas Vladimir Carvalho, diretor do documentário O Engenho de Zé Lins; e Walter Lima Júnior, diretor do filme Menino de Engenho. Os apresentadores Ancelmo Gois e Vera Barroso ainda conversam com o historiador Bernardo Buarque, autor do livro O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego, e o professor e escritor Ivan Proença.

José Lins do Rego é um dos maiores escritores da literatura regionalista brasileira. Ele pertenceu à chamada geração de 1930, um grupo de romancistas que deu origem a segunda fase do movimento modernista, iniciado em 1922. Desse grupo, também conhecido como o do Realismo de 30, faziam parte Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado - todos preocupados em produzir uma literatura que denunciasse as mazelas sociais brasileiras; todos engajados com ideias de mudanças pelas quais o país precisava passar.

O realismo de 30, do qual José Lins é um dos artistas mais importantes, foi fortemente influenciado por Gilberto Freyre, que trouxe das universidades norte-americanas, onde fora estudar, novas ideias sobre a formação social do Brasil. José Lins também é um dos melhores cronistas esportivos de todos os tempos. Divide o título com os irmãos Mário filho e Nelson Rodrigues. Publicou mais de mil crônicas sobre sua maior paixão, o futebol, ou melhor, o Flamengo - clube pelo qual era capaz de cometer todas as loucuras.
Reexibição do programa, hoje as 3h





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/01/2012 - 00:00 e atualizado em 21/05/2012 - 18:23

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí