Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil recebe Marcelo Caetano, secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda

Diálogo Brasil

No AR em 06/09/2016 - 23:30

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, é o entrevistado do Diálogo BrasilO Diálogo Brasil desta terça-feira, dia 06/09, entrevista o secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Dentre outros assuntos, ele fala sobre os desafios de realizar a Reforma da Previdência no país diante do envelhecimento da população brasileira e do déficit crescente.

Marcelo diz que o texto da reforma da Previdência ainda está em discussão e é um dos grandes desafios do atual governo.

De acordo com o secretário, a reforma da previdência é necessária pois, atualmente, os gastos com o INSS representam 8% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso significa que a cada R$ 100 que o País produz, R$ 8 são gastos com aposentadorias e pensões. E calcula que esse valor deverá chegar a 18% em cerca de 40 anos.

Para o secretário, é imprescindível que o governo reduza os gastos em outras áreas e declara: “Se você não arrumar do lado da previdência, de outro lado, vai ter que arrumar. Ou vai ser via aumento de tributação ou por via da redução das despesas em outras áreas. É uma escolha que a sociedade tem que tomar”.

Perguntado sobre a implantação de uma idade mínima de aposentadoria que iguale homens e mulheres, o secretário ponderou: “ Você pode igualar ou diminuir as diferenças. Se você for ver as reformas previdenciárias que têm ocorrido mundo afora, uma das tendências é esta”.

O Diálogo Brasil desta semana é apresentado pelo jornalista Paulo Leite.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/09/2016 - 20:28 e atualizado em 06/09/2016 - 22:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí