Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Com as Mãos na Terra - documentário uruguaio abre a série DOCTV América Latina II

Filme retrata a busca dos restos mortais dos desaparecidos na ditadura

DOCTV América Latina II

Inaugurando a série DOCTV América Latina II, nesta quinta-feira (19), o documentário uruguaio Com as Mãos na Terra, da diretora Virginia Martínez, reconstrói toda a trama do processo de escavações na busca dos desaparecidos políticos, que marca o antes e o depois da história do país.

Pela primeira vez, um grupo de arqueólogos da Universidade da República entra em um quartel no Uruguai. Sua missão: escavar à procura dos restos mortais de presos políticos que desapareceram durante a ditadura militar. Porém, os corpos não aparecem e este acontecimento tenta desmentir a afirmação de que, quando se comete um crime, a dificuldade não reside no ato criminoso em si, mas em apagar os vestígios.

Finalmente, ao fim de 100 dias de escavações, a terra revela seu segredo e os primeiros corpos são localizados. Dias depois, alguém escreve em um muro de Montevidéu: "Ubagesner Chávez Sosa, o primeiro ex-preso desaparecido".

O documentário traz à tona a polêmica gerada nessa busca e mostra claramente a mão de uma cineasta comprometida com a realidade política de seu país. Trata-se de um relato comovedor da história uruguaia, que foi filmado enquanto o país vivia a ascensão ao poder do agora presidente José "Pepe" Mujica, um dos fundadores do movimento Tupamaros.

Com as Mãos na Terra foi selecionado entre 355 projetos, em concurso realizado em 14 países que compõem a Rede DOCTV Ibero-América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os documentários terão estreias semanais, em horário nobre, nas 18 emissoras de televisão pública participantes da rede.

Horário: Quintas, às 23h; reapresentação aos domingos, 1h45.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/08/2010 - 17:16 e atualizado em 09/08/2010 - 17:16

Últimas

O que vem por aí