Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário sobre mudanças climáticas pauta faixa de cinema da TV Brasil nesta segunda (10/2)

Produção em língua portuguesa destaca reconstrução de cidade africana

A experiência de Moçambique na gestão de mudanças climáticas entre os anos de 2000 e 2018 é o mote para o documentário "O Parto" atração da TV Brasil nesta segunda (10), às 23h30, na sessão Cine CPLP, faixa de cinema da emissora pública com produções da sétima arte em língua portuguesa.

 A produção inédita dirigida por Tânia Machonisse revela como foi o processo de recomposição da vila de Chiaquelane após a enchente que devastou a região em 2000. A obra mostra a dificuldade do povoado e as histórias de saque aos comércios por causa da fome. O documentário ainda traz um panorama sobre hábitos, religião e cultura local.

 Como pano de fundo para essa abordagem, o documentário "O Parto" destaca como uma nova vida e um novo país nascem e crescem mergulhados em memórias de um dos maiores desastres naturais da história do mundo.

 As cheias de 2000 em Chóckwè, no sul de Moçambique, chamaram a atenção internacional. A tragédia também foi marcada pelo nascimento de uma bebé, de nome Rosita, em cima de uma árvore.

 Dezoito anos depois, o longa resgata essa história. Rosita e o seu país têm um legado de vida entrelaçada entre sucessos e desafios na luta pela autonomia e segurança na gestão de momentos de risco e crise.
 

Sobre a sessão
 O programa CPLP Audiovisual busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países se língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

 A mostra de filmes reúne documentários originais produzidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com recortes significativos da realidade dessas nações. A faixa oferece uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.

 

Ficha técnica
País de origem: Moçambique. Ano: 2018. Gênero: documentário. Direção: Tânia Machonisse. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 52 min.

 

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 07/02/2020 - 17:00 e atualizado em 07/02/2020 - 17:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí