Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economia sustentável é pauta do seriado documental Brasil 2050 desta sexta (28/5)

Veja cases da Ouro Verde Amazônia e do Banco de Negócios Inclusivos

A série Brasil 2050 exibe episódio inédito sobre economia nesta sexta-feira, às 15h30, na TV Brasil. Durante o documentário, o programa apresenta dois casos de sucesso: o da Ouro Verde Amazônia, empresa que comercializa castanha do Brasil comprando direto de comunidades indígenas por todo norte do país, e o do Banco de Negócios Inclusivos, que oferece assessoria e pequenos empréstimos para estimular iniciativas em cooperativas na grande São Paulo.

No início dos anos 2000, as taxas de desmatamento na Amazônia brasileira atingiram patamares alarmantes e, nesse contexto, um grupo de jovens empreendedores apostou no pilar da criação de negócios sustentáveis que utilizassem as matérias-primas regionais, protegessem a floresta e gerassem renda para as comunidades locais. Assim foi criada, em 2002, a Ouro Verde Amazônia, com foco inicial no processamento da castanha do Brasil. 

O objetivo era promover a coleta da castanha por parte de comunidades tradicionais proporcionando uma renda adequada para estes grupos através da prática do comércio justo.

Dessa forma, a empresa remunerou seus fornecedores com um valor aproximadamente 40% acima do preço médio de mercado, através de parcerias com diferentes organizações comunitárias da Amazônia nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amapá.

O outro caso de sucesso mostrado durante este episódio de Brasil 2050 é do Banco de Negócios Inclusivos, um programa de microfinanças constituído a partir da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-FGV). Os objetivos são o fortalecimento de sistemas produtivos populares e a geração de renda. 

O Banco fornece crédito para cooperativas, associações e grupos informais, geridos de forma democrática e participativa. A linha de crédito, cujo recurso inicial foi proveniente da própria ITCP e seus parceiros, é voltada para fomento de negócios inclusivos. 

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

Sobre a série Brasil 2050

Para dar visibilidade nacional às ações de sustentabilidade reconhecidas pela sociedade brasileira, a série documental mostra exemplos que podem ser adaptados ou replicados por Organizações Não Governamentais, empresas ou pelo espectador. Os documentários revelam iniciativas que contribuem para boas práticas de desenvolvimento humano; uso consciente da água; construção sustentável; conservação da biodiversidade; projetos culturais; agricultura; descarte e reaproveitamento de resíduos; energia renovável; economia sustentável; cultura de compartilhamento; e alternativas para o consumo desenfreado.

Cada caso é apresentado por personagens locais, participantes do projeto em destaque. A câmera observa a ação e conduz a narrativa. O fio condutor está no impacto da iniciativa na vida cotidiana dos cidadãos envolvidos.

Com aproximadamente 26 minutos de duração, cada episódio aborda um dos nove temas propostos pelo "Visão Brasil 2050", documento produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Inspirado no Vision 2050 - estudo de prospecção lançado em 2010 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) -, o material tem o propósito de apresentar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e qual o caminho possível para alcançá-lo no país.

A produção de Brasil 2050 tem parceria e curadoria do CEBDS, organização líder em esforços no setor empresarial para implementação do desenvolvimento sustentável. O Conselho reúne os maiores grupos de empresas do país.

#VemVer

A TV Brasil está de cara nova desde o dia 5 de abril, quando lançou nova programação. Agora, o público tem acesso a mais informação, mais entretenimento e mais conhecimento.

O tradicional Repórter Nacional, da Rádio Nacional, às 7h30, estreou em novo formato com transmissão simultânea, em rede, na rádio, TV Brasil e nas redes sociais, de segunda a sexta-feira. Com apresentação de Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, o noticiário faz um giro de 25 minutos pelo país, com tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado.

Tem mais notícias, de segunda a sexta-feira, às 12h, com a chegada dos noticiários locais Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, desde o início de abril. Passou para as 12h15, com duração de 45 minutos. O telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h e entrega mais 10 minutos de informações para o público, de 19h às 19h40. Na sequência, o programa Stadium traz as notícias do mundo esportivo, no Brasil e no mundo.

A teledramaturgia ganhou a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação do povo de Israel. A novela vai ao ar de segunda a sábado, 20h30, com reapresentação à 0h45.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço

Brasil 2050 - sexta-feira, dia 28/05, às 15h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/05/2021 - 12:00 e atualizado em 26/05/2021 - 12:00

Últimas

O que vem por aí