Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público aborda o sistema tributário no Brasil

Programa recebe especialistas para debater o tema

Espaço Público

No AR em 07/09/2015 - 02:00

Paulo Moreira Leite recebe os economistas Sérgio Gobetti e Rodrigo Orair. Crédito: Fabio Pozzebom/Agência BrasilRodrigo Orair. Crédito: Fabio Pozzebom/Agência BrasilO Espaço Público desta terça-feira, dia 01/09, discute a estrutura tributária do país. O programa recebe os economistas e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sérgio Gobetti e Rodrigo Orair. Eles analisam como a tributação atinge de maneira diferenciada pessoas e países de todo o mundo.

Sobre o Brasil estar entre os países que mais sonegam impostos Rodrigo Orair declara: “Em parte eu acho que isso não tem a ver só com a cultura do brasileiro, mas sim pela complexidade do nosso sistema, cheio de imposto, cheio de complexidade. Ninguém sabe nem declarar imposto. Imagina uma pequena empresa declarando, tendo um sistema extremamente complexo, 27 legislações diferentes, ICMS, etc... Agora, o que você faz? Simplifica, tenta unificar, tenta discutir com a sociedade”.

Sérgio Gobetti. Crédito: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Já Sérgio Gobetti comenta a miopia social e as críticas em relação ao Bolsa Família. “O Bolsa Família não representa nem 7% do conjunto de benefícios sociais que o governo federal paga, que são em torno de 500 bilhões de reais por ano. Grande parte dessa queixa é baseada em setores da classe média. (..) O descontentamento desses setores se canalizam nesse sentido: tô pagando imposto para sustentar o bolsa família , o nordestino. No entanto, ele não se indigna com situações como essa que a gente revela: o cidadão de classe média alta está pagando em média 11,5% da sua renda sob forma de imposto de renda. E o cara lá do “andar de cima”, super rico está pagando apenas 6%. Se indigne contra isso! Se indigne contra todas as outras injustiças que a gente tem no nosso país, não só no sistema tributário, mas no nosso sistema fiscal. Nós canalizamos cerca de 400 bilhões para juros. É engraçado que as pessoas se indignem contra 30 bilhões do Bolsa família e não se indignem contra esses outros mecanismos de renda ou de privilégios que beneficiam os mais ricos”.

O Espaço Público é apresentado por Paulo Moreira Leite, acompanhado por Florestan Fernandes Júnior, além de um jornalista convidado.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2015 - 18:48 e atualizado em 15/09/2015 - 17:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí