Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hilton Cobra e Márcio Meirelles falam sobre ativismo negro no teatro

O Estúdio Móvel de hoje conversa com dois grandes vanguardistas na

Estúdio Móvel

No AR em 15/11/2016 - 20:30

Liliane Reis recebe o ator Hilton Cobra no Estúdio Móvel

O que as companhias teatrais Bando de Teatro Olodum na Bahia e Cia dos Comuns no Rio de Janeiro têm em comum?  As duas questionaram a falta do negro nos palcos e mudaram essa cena.

Hilton Cobra, idealizador da Cia dos Comuns e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, é ativista da causa negra e usa os palcos para expressar suas ideias carregadas de lirismo e ação. Já Márcio Meirelles é diretor e dramaturgo, e carrega a condução artística do Bando de Teatro Olodum de Salvador, por onde já passaram diversos atores de destaque na cena contemporânea brasileira como Lazaro Ramos e Érico Brás.

Ambos artistas seguem como vanguardistas na discussão do racismo e trabalham este tema através de peças encenadas nos palcos brasileiros, buscando refletir sobre as diversas questões sociais que caracterizam a sociedade como um todo.   

Para Marcio Meirelles é necessário um discurso do ponto de vista do cidadão negro: “É preciso questionar o porquê de tantos brancos no palco em um país de tantos negros. É preciso questionar porque a história é sempre contada pelo lado do personagem branco. A medida que você coloca as heranças africanas de uma forma positiva em cima do palco, você está fazendo revolução", completa Marcio Meirelles.

O Estúdio Móvel sobe no palco para conversar com estes dois ícones do teatro brasileiro e descobrir se a cena teatral está realmente aberta para todos.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/08/2016 - 14:27 e atualizado em 16/11/2016 - 18:47

Últimas

O que vem por aí