Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Forte de São Domingos de Gragoatá (Niterói - RJ)

Conheça um dos mais antigos fortes da Guanabara

Fortes do Brasil

No AR em 10/01/2020 - 21:00

Localizado na Ponta do Gragoatá, em Niterói - RJ, com ampla visão da Baía de Guanabara, o atual Forte de São Domingos de Gragoatá é citado pelos historiadores como o segundo forte mais antigo da Guanabara.

O traçado poligonal da fortificação é irregular por causa do terreno em que se assenta e ela também possui sólidas muralhas que se estendem sobre o lado do mar. Do lado da praia, o forte era encravado numa formação rochosa. Mas em 1909 teve seus limites modificados com a demolição dessa rocha. Com muros brancos e sólidos, as guaritas ficam no ponto mais elevado da rocha, como que penduradas sobre o mar.

Reconstruído cerca de um século após sua inauguração, por ordem do Marquês do Lavradio, o forte foi desativado em 1831, voltando a ser ampliado e rearmado em 1863, com participação importante na Revolta da Armada, impedindo o desembarque das forças rebeladas na enseada de Gragoatá.

Forte de São Domingos de Gragoatá está localizado em Niterói - RJ
Forte de São Domingos de Gragoatá está localizado em Niterói - RJ - Divulgação/TV Brasil

Criado em 17/12/2019 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí