Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A natureza como fonte de cura e a tecnologia que ajuda a natureza

Conheça a árvore usada para extrair remédio usado no tratamento do

Futurando

No AR em 14/12/2014 - 18:30

Árvores que ajudam no tratamento de doençasNesta edição do Futurando você conhece o engenheiro alemão Stefan Schulz, que após 10 anos de pesquisa elaborou uma prótese hightech da mão humana. Ela obedece a 12 comandos. O próximo e mais complicado passo é criar o tato nas mãos artificiais.

A natureza muitas vezes também serve como fonte de cura. No Quênia, uma árvore chamada Prunus Africana serve como matéria-prima no tratamento do câncer de próstata. Mas a madeira dela também é usada como lenha e para a construção de casas, fato que está tornando essa árvore tão valiosa cada vez mais rara. A equipe do Futurando foi conhecer a situação.

No estúdio do programa, a pesquisadora Maria Bethânia Rossi Piva fala sobre a matéria-prima que a natureza oferece para a medicina e sobre a pesquisa dela usando um vírus como terapia.

Você vê também um inseto que veio de carona para a Europa e que pode ser usado no controle natural contra a Ambrósia, uma planta altamente alergênica. Mas o besouro crisomela pode também se alastrar e virar praga. Como os cientistas estão lidando com a situação, você vê no Futurando!

Em países da África, grande parte da produção de alimentos é perdida por conta da infestação de insetos ou então pelo armazenamento inadequado. Na Alemanha, pesquisadores buscam soluções para esses problemas. Eles desenvolvem inovações agropecuárias que nós vamos mostrar nesta edição.

O programa fala também sobre arroz. Ele é o item principal da cesta básica. O consumo médio no Brasil é de 50 quilos por habitante ao ano. A ciência ajuda a resolver problemas na lavoura para garantir que o produto não falte à mesa.

Não perca o Futurando!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/12/2014 - 18:42 e atualizado em 11/12/2014 - 18:42

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí