Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"A Gaiola" é encenado no Curta Temporada de domingo

Sucesso, foi considerada melhor peça infantojuvenil de 2016

A série Curta Temporada apresenta sua quarta edição inédita na TV Brasil na madrugada deste domingo (12) para segunda (13), à meia-noite. Considerado pelo público e pela crítica o melhor espetáculo infantojuvenil de 2016, o musical "A Gaiola" conta a história de amor entre uma menina e um passarinho que precisam enfrentar a dor da separação.

Com temas delicados, como a reinvenção e novas possibilidades, a trama se desenrola de forma lúdica, carregada de humor e lirismo. Através de uma partitura coreográfica que costura toda a encenação por meio de música e movimentos, a peça leva o público a refletir e se encantar com os personagens e seus conflitos.

O projeto “A Gaiola” é baseado no livro infantil de mesmo nome, escrito por Adriana Falcão e indicado ao Prêmio Jabuti em 2014. Adaptado pela própria autora em parceria com Eduardo Rios, o espetáculo musical é dirigido por Duda Maia e estrelado pelos atores-cantores Luana Martau e Pablo Áscoli. 

A peça fala de um passarinho que cai na varanda de uma menina, e enquanto ela cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o bichinho fica curado e eles tem que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”. Com a decisão de sair da gaiola, a performance traz um final otimista e surpreendente.

​O espetáculo foi vencedor em sete categorias do Prêmio de Teatro CBTIJ, entre elas a de Melhor Espetáculo, além de ter conquistado as cinco categorias do 5o Prêmio Botequim Cultural (Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor, Melhor Atriz e Melhor Ator) e três categorias do Prêmio Zilka Sallaberry, incluindo a categoria de Melhor Espetáculo.

Sobre o programa

Em cada edição, o Curta Temporada leva para a telinha da emissora pública uma obra marcante das artes cênicas. A série, apresentada pelo produtor e diretor de televisão Linei Lopes, abre espaço para produções nacionais e busca levar o universo do teatro para a televisão.

Peças que circulam os palcos dos quatro cantos do país estão no programa da TV Brasil. Para a primeira temporada, o programa já conta com oito performances gravadas.

Além da exibição dos espetáculos, o Curta Temporada conta com entrevistas especiais. O apresentador Linei Lopes conversa com integrantes das equipes para oferecer ao espectador mais detalhes sobre a produção que será veiculada.

Sem a intenção de substituir a sensação de se acompanhar cada ato das apresentações da plateia, a ideia do programa é mostrar um panorama da cena teatral brasileira com montagens cênicas que estiveram em cartaz.

Para atenuar o difícil acesso do grande público aos teatros no país, principalmente aquele que não está nos grandes centros urbanos, o programa busca proporcionar a experiência de ver performances com personalidades consagradas e novos talentos da dramaturgia nacional.

Ficha técnica da peça "A Gaiola"
Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios
Direção e roteiro: Duda Maia
Elenco: Luana Martau e Pablo Áscoli
Diretor assistente: Fábio Enriquez
Direção musical e trilha original: Ricco Viana
Cenário: João Modé
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Flávio Souza
Coreografia aérea: Leonardo Senna
​Direção de produção: Bruno Mariozz
Produção: Palavra Z Produções Culturais
​Idealização: Camaleão Produções Culturais

Ficha técnica de Curta Temporada
Direção e apresentação: Linei Lopes
Produção: Barbara Carvalho, Clarice Basso e Iara Bezerra

Serviço
Curta Temporada – "A Gaiola" – domingo, dia 12/04, para segunda-feira, dia 13/04, à meia-noite, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 09/04/2020 - 16:30 e atualizado em 09/04/2020 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí