Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educadora parental Julyana Mendes faz alerta sobre suicídio de jovens

Mãe de sete filhos, ela é a entrevistada do programa Impressões

Impressões

No AR em 21/10/2019 - 23:00

“Pedro Henrique, Luís Felipe, João Eduardo, Maria Carolina, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Beatriz”, enumera orgulhosa a engenheira civil Julyana Mendes Caiado. Estes são os nomes das sete pessoas que mudaram a sua vida. Educadora parental, palestrante e colunista da Revista Crescer ela faz parte de um número seleto de famílias da sua geração que têm a casa cheia. Hoje, além de conciliar o casamento, a vida dos sete filhos e a carreira, Julyana também comanda a empresa “Mãe de Sete” nas redes sociais.  Ali ela compartilha conhecimentos, alegrias e desafios da maternidade. No Instagram já tem mais de 360 mil seguidores... 

Educadora parental Julyana Mendes conversa com a jornalista Katiuscia Neri
Educadora parental Julyana Mendes conversa com a jornalista Katiuscia Neri - Divulgação/TV Brasil

Em entrevista ao programa Impressões, a especialista ressaltou a importância da inteligência emocional na criação dos filhos. Para ela, muitas mães não sabem como lidar com isso. “Elas estão vendo onde essa geração está chegando, o nível de suicídio de adolescentes, de crianças de 12, 13 anos já em nível de suicídio, de automutilação aos 10 anos de idade. As mães não sabem o que fazer”, analisa. Para Julyana, é preciso estudar pra ser pai e pra ser mãe, pois há um gap muito grande de gestão emocional das famílias. “Eles (os filhos) não sabem lidar com frustrações, não sabem lidar com limites, não sabem lidar com essa quantidade de informações que tem, com as redes sociais, com essa falta de permissão de sofrer, né? Porque a gente sofria e eles não podem, as redes sociais não permitem isso. Então como preparar meus filhos para crescerem nesse mundo de hoje e ter inteligência emocional?”, questiona. 

Para a educadora parental, uma família numerosa tem a vantagem de ensinar. “Eles trabalham como um time e a gente é muito unido. Claro que tem a parte financeira, tem uma grande demanda emocional, o tempo, mas é um time. A gente consegue dividir muita coisa, acho que é maravilhoso”, comemora. 

“A gente precisa sim estudar para ser pai e para ser mãe”, defende a educadora parental
“A gente precisa sim estudar para ser pai e para ser mãe”, defende a educadora parental - Divulgação/TV Brasil

Para Julyana, aprender a lidar com sete personalidades diferentes exigiu dela uma maior flexibilidade. “A gente precisa estar mais presente, estar menos nas telas, se relacionar, ouvir. O o problema é que a gente ouve julgando, ouve criticando e achando que precisa dar uma resposta, mas às vezes a gente só precisa ouvir”, aconselha. “A gente não tem mais relacionamento, a gente tem expectativa, exigência, cobrança e uma dificuldade muito grande de ensinar gestão emocional”, complementa.     

Mesmo com uma rotina corrida, Julyana faz questão de arrumar tempo para cuidar de si mesma e também da vida a dois. “A gente não consegue ser boa mãe se a gente não está bem com a gente. Porque na hora que eles surtam, você surta junto, então é questão de saúde mental.”  

Apesar de ser grande incentivadora da maternidade, Julyana que está à frente de uma família nada convencional, fala das responsabilidades que envolvem essa decisão na vida feminina. “Eu acho que a mulher pode e deve ter o direito de escolher não ser mãe. Não acho que ser mãe é a única fonte de prioridade de uma mulher. Conheço muitas mulheres que estão felizes, que estão realizadas e que optaram por não ser mães porque a maternidade é uma escolha que dá responsabilidades”. E finaliza: “A maternidade ela vem para te amadurecer, para te resgatar, para ensinar coisas que você precisa trabalhar.”

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/10/2019 - 11:20

Últimas

O que vem por aí