Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiador Mike Davis analisa o lado sombrio da globalização

O escritor também discorre sobre as consequências da crise econômica

Incertezas Críticas

No AR em 16/04/2017 - 09:30

Nesta edição do Incertezas Críticas o escritor e historiador Mike Davis analisa as consequências da crise econômica de 2008, o movimento Occupy e o lado sombrio da globalização.

Davis acredita que o movimento Occupy, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra, foi fonte de otimismo para as pessoas que possuem ideias menos conservadoras. "Há tão pouco contrapeso genuíno da esquerda, ou de qualquer coisa que tenha uma remota semelhança com a democracia social, que o movimento Occupy deu voz a esse eleitorado", argumenta o historiador, que também observa que o movimento já foi superado e o critica por não ter conseguido avançar para uma nova etapa, criando uma "força social".

O intelectual também avalia que a União Europeia está debilitada em sua parte mais essencial e diz que abandonar o euro é o primeiro passo para qualquer solução. "O euro foi criado sem nenhuma intenção de estabelecer uma regulação para a Europa toda, em  termos de sistema bancário. Portanto, estão salvando os bancos do Norte. As grandes cidades certamente não têm nada a ganhar permanecendo no euro", explica.

Durante a entrevista, Davis conta que um relatório da ONU sobre os desafios nas favelas, com estatísticas comparáveis em cidades de todos os países do mundo, foi sua motivação para escrever o livro Planeta Favela. "Li tudo o que foi escrito nos últimos 20 anos, em inglês e francês, sobre problemas de desenvolvimento econômico em cidades pobres e sobre más condições em cidades mais ricas", relata o escritor ao analisar o lado sombrio da globalização e do capitalismo.

Mike Davis é professor da Universidade da Califórnia e autor de diversas obras, entre elas Ecologia do medo e Holocaustos coloniais.




 

Direção: Daniel Augusto
Produção: Grifa Filmes

Criado em 10/04/2017 - 15:59 e atualizado em 10/04/2017 - 16:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí