Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paralimpíada: Acompanhe os melhores momentos dos jogos em Tóquio

Acompanhe todas as notícias dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. São 253 brasileiros disputando 20 modalidades. Na Rio 2016, o Brasil conquistou 72 medalhas em casa. Foram 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Os brasileiros se destacam no atletismo e na natação. Em quatro edições de Jogos Paralímpicos, o Brasil soma quatro ouros no Futebol de 5 e permanece invicto. 

Brasil termina Paralimpíadas em 7º lugar

Veja mais:

Confira as conquistas do Brasil nesta quinta e sexta-feira em Tóquio

Brasil fecha a quarta-feira (1º) em sétimo lugar no quadro de medalhas de Tóquio

Brasil ultrapassa 100 ouros na história dos Jogos Paralímpicos

Brasil chega a 99 ouros na história dos Jogos Paralímpicos

Confira as medalhas brasileiras do fim de semana

Veja as medalhas conquistadas pelo Brasil nesta sexta-feira (27) em Tóquio

Segundo dia em Tóquio: Brasil conquista mais quatro medalhas na Paralimpíada 

Paralimpíada ao vivo: agenda e resultados desta quarta-feira em Tóquio

Melhores momentos da abertura da Paralimpíada Tóquio 2020:

 

 

Saiba como assistir, ao vivo, os jogos paralímpicos de Tóquio

TV Brasil, emissora oficial dos jogos, transmite ao vivo a cerimônia de abertura e a solenidade de encerramento além das principais competições nas diferentes modalidades, com destaque para a participação dos atletas brasileiros em esportes coletivos e individuais. A Agência Brasil, a Rádio Nacional e as redes sociais da EBC também reforçam a cobertura do evento esportivo.

Entenda como surgiram os jogos paralímpicos

Em 1943, o médico alemão Ludwig Guttmann foi contratado pelo governo inglês pra ser o chefe do Centro Nacional de Traumatismos, em Stoke Mandeville. Seu objetivo era auxiliar a reabilitação de soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. O neurologista utilizava o esporte como uma das ferramentas da reabilitação. Depois de ver resultados expressivos em alguns pacientes, em 28 de junho de 1948, Guttmann organizou as primeiras competições dedicadas a pessoas com necessidades especiais.

Os primeiros jogos contaram com tiro com arco e basquete em cadeira de rodas e passaram a ocorrer anualmente até 1952, quando houve participação de atletas holandeses, deixando o evento conhecido como Jogos Internacionais de Stoke Mandeville. Era o primeiro passo para o evento existente hoje.

No ano de 1960, em Roma, capital da Itália, os jogos ocorreram no mesmo ano e na mesma sede das olimpíadas pela primeira vez. Um total de 400 atletas de 23 países competiram em provas exclusivas para usuários de cadeira de rodas no tênis de mesa, tiro com arco, basquete, natação, esgrima e atletismo.

A partir de 1964, no Japão, o nome "paralímpiada" se popularizou, mas ainda não era oficial. As edições de 1968 e 1972 não foram realizadas na mesma cidade das olimpiadas por motivos de falta de acessibilidade e dinheiro, assim como em 1976, quando deficientes visuais e amputados competiram pela primeira vez nos jogos.

Em 1988, nos jogos de Seul, na Coreia do Sul, o comitê olímpico auxiliou na organização da paralimpíada. Os dois eventos passaram, então, a ocorrer sempre na mesma cidade. O programa foi expandido para dezessete esportes, com sistema de classificação por tipo e grau de deficiência, sendo considerada uma edição antológica..

Em 1993, é fundado o comitê paralímpico internacional, reunindo 167 países. Em 2000, os comitês olímpicos e paralímpicos assinaram um acordo que determinava que na eleição dos países sede fossem implementadas exigências referentes as paralimpíadas. Contagem regressiva para ver grandes atletas e espetáculo no evento esportivo mais importante do mundo.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/08/2021 - 08:00

Últimas

O que vem por aí