Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marcos Frota fala sobre magia do circo em Atos

Artista, que fez do picadeiro sua casa, recorda papéis marcantes

O terceiro programa da nova temporada de Atos recebe o experiente ator e diretor Marcos Frota para um papo sobre a importância das artes circenses em sua trajetória na madrugada deste domingo (5) para segunda (6), à 21h30, na TV Brasil, logo após a peça do Curta Temporada. O programa já está no aplicativo EBC Play.

Sob a mediação do apresentador Bruno Barros, o artista é entrevistado por um grupo de atores em formação. Com mais de 40 anos de carreira nos palcos, na telinha e no cinema, ele diz que se realiza no picadeiro onde se entrega há três décadas.

"O circo hoje é o exercício da minha cidadania e também uma forma que a vida me deu de retribuir tudo que eu recebi", explica durante a produção da emissora pública realizada em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde é gravada.

Em sua segunda temporada, a série documental Atos ganha uma exibição digital first no aplicativo EBC Play. A produção traz sabatinas com personalidades da dramaturgia brasileira como Cauã Reymond, Cláudia Raia e Ana Beatriz Nogueira.

Trajetória com personagens inesquecíveis

Marcos Frota conta como o trabalho de ator transformou sua vida durante a entrevista à produção da TV Brasil. O convidado abre o coração para falar com franqueza sobre como as artes cênicas contribuíram na sua formação como pessoa.

Nessa edição do programa Atos, o artista destaca alguns dos papéis que interpretou na cena da cultura nacional. São tipos que o acompanham por toda a vida como o Tonho da Lua, da novela "Mulheres de Areia" (1993), de Ivani Ribeiro.

Outros personagens marcantes foram Téo em "Vereda Tropical" (1984), o surdo Tomás em "Sexo dos Anjos" (1989), o rico Diego Bueno em "A Próxima Vítima" (1995), Danilo Escobar em "O Clone" (2001) e o cego Jatobá em "América" (2005).

Interação e carinho do público

Seguido pelo olhar ávido por conhecimento dos alunos, com questionamentos sobre a arte de atuar e o ofício do artista em cena, Marcos Frota dá uma verdadeira aula de interpretação e humanidade. "O artista, de uma forma geral e em particular o brasileiro, ele é muito amado. A gente experimenta afeto, amor, acolhimento, respeito, carinho e admiração", declara apaixonado pelo que faz.

Marcos Frota afirmar que faz das artes circenses uma forma de agradecer a estima dos fãs. "A maneira que a vida me deu para retribuir foi o circo. Você vai a cidades e eu me encontro com todo o tipo de público. Eu fico atento a isso", conta.

Para completar essa edição especial da série na programação de verão da TV Brasil, o convidado propõe um exercício de improvisação para os alunos. Marcos Frota ainda é homenageado pelo grupo, que apresenta uma cena do icônico Tonho da Lua na trama de "Mulheres de Areia", marcada pela relação do seu personagem com as gêmeas Ruth e Raquel interpretadas por Glória Pires.

Formato do programa Atos

Com direção de Manoel Borges e Waldecir de Oliveira, a série Atos investiga os bastidores da dramaturgia. A produção busca identificar um sentido mais amplo das artes cênicas a partir dos desafios de experientes profissionais que atuam na área.

Em 26 minutos, a dinâmica da série Atos pressupõe uma conversa descontraída que encadeia os quadros do programa. Com formato intimista, leve e dinâmico, Atos busca fugir dos padrões convencionais televisivos ao deslocar o estúdio de gravação televisivo para o palco teatral da própria CAL.

A lógica da série cria um ambiente propicio para um animado papo com pequenos jogos teatrais que são apresentados com naturalidade nos quadros do programa. Nomes consagrados da cena artística nacional revelam histórias e acontecimentos que marcaram suas carreiras.

A segunda temporada mantém o formato em que quatro alunos de interpretação da CAL sabatinam astros do teatro, cinema e televisão. Em um dos quadros, esses estudantes representam cenas famosas dos artistas que comentam a atuação dos jovens intérpretes nas sequências que marcaram sua obra.

Uma das novidades dessa sequência de episódios inéditos é o "making of" com os bastidores da gravação na abertura do programa e entrevistas extras com os alunos da CAL no encerramento de cada edição.

Primeiro programa solo apresentado por Bruno Barros, Atos traz dicas dos convidados para os atores em formação e homenagens a personalidades que marcaram a trajetória dos entrevistados seja nos palcos e telas ou mesmo nos bastidores.

Outra curiosidade dessa produção da TV Brasil é o quadro com uma história contada pelo artista sobre a carreira que pode ser verdadeira ou inventada. A resposta o telespectador vai conferir em um vídeo publicado na página da série no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.

No ar aos domingos, na madrugada para segunda-feira, à 21h30, o programa Atos tem edições que podem ser acessadas por meio do aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Atos – domingo, dia 5/4, para segunda-feira, dia 6/4, à 1h30, na TV Brasil
Atos – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 03/04/2020 - 19:00 e atualizado em 03/04/2020 - 19:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí